Liverpool e Spartak Moscou se enfrentaram na tarde desta quarta-feira, na Rússia, e os brasileiros brilharam no empate por 1 a 1. De um lado, Fernando anotou belo gol de falta. Do outro, Philippe Coutinho marcou após tabela com Mané e chute firme.
O Liverpool, mesmo jogando fora de casa, começou pressionando o Spartak. Após quase sair atrás no placar, o clube russo marcou com o volante brasileiro Fernando, em linda cobrança de falta. Com o revés, os ingleses voltaram a pressionar e marcaram com o craque Philippe Coutinho, após tabela com Mané.
A partida também ficou marcada por um incidente racista. Toda vez que o senegalês Mané tinha a posse da bola, a torcida do clube russo imitava o som de um macaco. Mané pediu que a torcida parasse, e foi substituído no final do segundo tempo.
Com o resultado, o clube inglês perdeu a liderança do Grupo E da Liga dos Campeões, caindo para a segunda colocação, com dois pontos. O Spartak também segue com dois, mas ocupa a terceira posição.
O jogo
O Liverpool entrou em campo com os brasileiros Philippe Coutinho e Roberto Firmino como principais nomes do ataque. Enquanto isso, o Spartak começou o duelo com o volante Fernando e o meia Luiz Adriano. E os brasileiros foram os protagonistas do jogo.
O primeiro tempo teve início com os Reds pressionando e arriscando chutes de fora da área, levando perigo ao goleiro Rebrov. A primeira grande chance do jogo teve Firmino como personagem principal. O centroavante aproveitou cruzamento e cabeceou no ângulo, mas viu o arqueiro adversário defender. No rebote, a zaga russa afastou o perigo.
Quando sofria forte pressão do Liverpool, o Spartak abriu o placar. O volante brasileiro Fernando cobrou falta com categoria e acertou o canto superior do goleiro Karius, que não chegou na bola.
A torcida do clube russo, no entanto, teve poucos minutos para comemorar. Logo, os Reds voltaram a pressionar e dessa vez não desperdiçaram o lance de ataque. Após cobrança de escanteio, o meia Philippe Coutinho tabelou com Mané e saiu na cara do gol. Com frieza e categoria, o brasileiro chutou na saída do goleiro e comemorou muito o tento anotado.
No segundo tempo, Coutinho, pivô de polêmica na última janela de transferências do mercado europeu, quando ficou próximo de ir para o Barcelona, quase marcou o segundo gol. O meia da Seleção Brasileira cobrou falta da entrada da área e Rebrov fez defesa dificílima.
O Spartak respondeu à altura. Luiz Adriano lançou para Eschenko, que chutou de primeira e exigiu defesa elástica de Karius. Um dos melhores jogadores do Spartak na partida, o goleiro Rebrov disputou bola com Salah e levou a pior, se lesionando e dando lugar ao goleiro reserva Selikhov.
Após a saída do arqueiro e a entrada de seu reserva, o Liverpool voltou a pressionar o atual campeão russo. Os Reds chegaram bem ao ataque com Moreno e Firmino, mas os atletas não estavam com a mira boa e finalizaram para fora do gol.
Já nos acréscimos, o brasileiro Pedro Rocha, ex-Grêmio, entrou em campo, mas pouco produziu. No último minuto de jogo, o goleiro Selikhov realizou um verdadeiro milagre. Em cobrança de falta, a bola foi levantada na medida para Salah, que cabeceou firme e Selikhov defendeu a bola rasteira, afastando o perigo e garantindo o empate em casa, diante de seus torcedores.