As forças de segurança pública de Minas Gerais estão mobilizadas, na manhã desta quinta-feira (5/10), por conta de uma tragédia em Janaúba, no Norte de Minas. Informações da Polícia Militar dão conta de que um vigia de uma creche municipal da cidade colocou fogo em várias crianças que estavam na unidade e há pelo menos cinco mortos no local. Incialmente, a PM chegou a divulgar cinco mortos, mas houve uma correção. O Corpo de Bombeiros também confirma quatro mortes até o momento.
Ainda segundo a PM, há outras 13 pessoas feridas, sendo quatro adultos em estado grave (três professoras e o próprio autor), sete crianças também em estado grave e outras duas com ferimentos leves. . Segundo o tenente-coronel João Aparecido do Nascimento, comandante do 51º Batalhão da PM, a situação gerou uma grande comoção na cidade e o vigia ateou fogo no próprio corpo depois de incendiar várias crianças. A polícia da cidade divulgou uma imagem do autor do crime.
Em virtude da gravidade do caso, foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no local, estrutura adotada para controlar os trabalhos de resposta a situações críticas. O coronel que comanda a 11ª Região de Polícia Militar acionou o comando-geral da PM pedindo apoio de aeronaves.
“Já existe avião do governo do Estado saindo de BH para Janaúba com retorno previsto para BH até o hospital João XXIII, o qual é referência em tratamento de queimaduras no Estado”, diz a nota da PM. A reportagem entrou em contato com a assessoria do local, mas ainda não há informações sobre a chegada de feridos em Belo Horizonte.
O porteiro da escola, que teria problemas mentais, é o principal suspeito de ter ateado fogo nas crianças, disseram os bombeiros. Cerca de 50 alunos estavam no recreio no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Rio Novo. O total de vítimas ainda não foi confirmado.
Ainda conforme a PM, informações preliminares dão conta de três crianças que necessitam de transporte aeromédico no local. Equipes de atendimento de saúde de cidades como Jaíba, Porteirinha, Mato Verde, Capitão Enéas e Montes Claros estão indo para o local. Foi feito um chamado para apoio de médicos da região.
O governador Fernando Pimentel (PT-MG) está a caminho de Janaúba. Ele estava cumprindo uma agenda em Aimorés e, assim que soube do fato, solicitou mobilização intensa das forças de segurança e saúde do estado. Ele deve chegar ao município no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas.
Segundo a Polícia Militar, às 12h18, o helicóptero Pegasus 7 decolou de Janaúba para Montes Claros levando uma das vítimas da tragédia. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que já foi realizada a perícia no local e a necropsia nos corpos das quatro crianças falecidas está sendo feita neste momento.
Ainda segundo a corporação, foi aberto inquérito do caso e equipes estão na residência do suspeito e de seus familiares para levantamentos de informações que possam auxiliar nas investigação e, assim, elucidar a causas que motivaram o crime.
Nas redes sociais, circula um vídeo mostrando o desespero da população em busca de informações. Veja: