A Seleção Brasileira seguirá sendo a única a participar de todas as Copas do Mundo. O time de Tite garantiu a classificação com bastante antecipação. O Brasil lidera as Eliminatórias da América do Sul com 38 pontos – dez a mais que o vice-líder Uruguai.
A Rússia será sede do Mundial pela primeira vez e, por isso, já está garantida na competição. Na Copa das Confederações, as donas da casa não conseguiram passar da fase de grupos, que tinha também Nova Zelândia, México e Portugal.
Atual campeã do mundo, a Alemanha assegurou participação na Rússia com sobras no Grupo C, vencendo todos os jogos. Ela encerra a participação neste sábado, contra o Azerbaijão.
A Bélgica, com a sua tão exaltada talentosa geração, foi a primeira europeia a garantir vaga no campo. A seleção conquistou a vaga após vitória sobre a Grécia por 2 a 1 e lidera o Grupo H das Eliminatórias, que tem Grécia e Bósnia tentando um lugar na repescagem.
A poderosa Espanha, campeã do mundo em 2010, assegurou seu lugar no Mundial com uma rodada de antecedência em grupo que tinha a tetracampeã Itália.
A Polônia assegurou vaga ao derrotar Montenegro. A seleção do leste europeu retorna a um Mundial após duas edições ausentes e tem o artilheiro Lewandovski.
A Inglaterra, campeã do mundo em 66, também assegurou sua vaga com uma rodada de antecipação, após derrotar a Eslovênia por 1 a 0.
A Islândia disputará o Mundial pela primeira vez. Sensação da última Eurocopa, a equipe terminou na liderança de grupo que tinha Croácia, Ucrânia e Turquia. Épico!
A Sérvia voltará ao Mundial após ficar fora da edição no Brasil. O país, que fez parte da antiga Iugoslávia, terminar na primeira colocação de seu grupo na Europa.
Restando uma rodada para o fim da disputa, o México já é o ‘campeão’ das Eliminatórias na Concacaf. O time dirigido por Juan Carlos Osorio, ex-treinador do São Paulo, fechará sua participação contra Honduras, que briga por vaga com Estados Unidos e Panamá.
A Costa Rica irá para a segunda Copa seguida – foi uma das surpresas no Mundial do Brasil ao chegar às quartas de final, quando caiu diante da Holanda. A vaga veio com uma rodada de antecedência, após empate por 1 a 1 com Honduras.
O Japão garantiu uma das vagas diretas pela Ásia. Será o sexto Mundial seguido dos nipônicos, que terminaram na liderança do Grupo 2 das Eliminatórias do continente.
O Irã é outro asiático que estará na Rússia. A seleção persa, que também esteve no Mundial do Brasil em 2014, terminou na liderança do grupo 1 sem perder nenhum jogo.
A Coréia do Sul vai para a impressionante marca de nove participações seguidas em Mundiais – marca presença desde 1986. Os asiáticos terminaram na vice-liderança do Grupo 1, atrás do Irã.
A Arábia Saudita retornará ao Mundial após duas ausências seguidas – jogou pela última vez na Alemanha, em 2006. A seleção do Oriente Médio ficou em segundo lugar no Grupo 2 da Ásia, atrás apenas do Japão e à frente da Austrália.
A Nigéria foi a primeira seleção africana a garantir vaga no Mundial da Rússia. A equipe, que só ficou fora de uma das últimas seis edições (em 2006) obteve seu lugar com uma rodada de antecedência ao derrotar a Zâmbia.
Após 28 anos, o Egito voltará a disputar um Mundial, A seleção do norte da África classificou-se com a primeira colocação do Grupo E, que tinha a forte equipe de Gana.