A prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), demoliu na manhã desta sexta-feira, 13, uma barraca na orla da praia de Cruz das Almas. De acordo com o órgão, a autorização para ação havia sido dada oito anos atrás, mas só foi cumprida agora devido à falta de pessoal.
Segundo o diretor de Convívio Social da Semscs, Ariel Fernandes, a barraca em questão havia sido abandonada por seus primeiros permissionários por todo esse tempo, e, desde então, a justiça havia autorizado a demolição que só aconteceu agora porque “a única equipe que realiza esse serviço estava empenhada em outras ações, como obras de revitalização dos bairros de Jacarecica e Cruz das Almas”, explicou.
A questão é que, há pelo menos dois anos, o espaço servia como sede da associação de pescadores da região. Intitulado de “O Bar dos Pescadores e Mentirosos”, ainda de acordo com o diretor, o espaço foi ocupado de maneira irregular e representava risco à população devido a situação precária da construção. “A situação da barraca era precária. A laje estava prestes a cair. A demolição era a melhor opção”, explicou à reportagem do Alagoas24Horas.
Ariel Fernandes explicou ainda que a ação foi um ato isolado e que serviu apenas para cumprir algo que já estava determinado pela justiça, dando sequência ao processo de revitalização da orla marítima, e que nenhuma outra demolição está prevista para acontecer na região. Contudo, trabalhadores que estavam no local disseram que apesar de ser a única demolição prevista para hoje, outras deveriam acontecer nos próximos dias na orla de Jatiúca.