Mais uma vez, o Governo do Estado participa de um dos maiores eventos de empreendedorismo em Alagoas, a Feira do Empreendedor, que está em sua oitava edição. E a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) não poderia ficar de fora.
Com o intuito de estreitar o relacionamento com os contribuintes e promover mais oportunidades aos mesmos, uma série de atividades será realizada para sanar dúvidas tributárias. O evento acontece de 18 a 21 deste mês, das 14h às 21h30, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Nesta 8ª edição, a Fazenda dispõe de dois espaços. Um estande sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Profis) e a Nota Fiscal Cidadã e outro para os fiscais responderem aos questionamentos de visitantes.
“Dessa vez, o Governo de Alagoas está participando de forma bem incisiva. Teremos uma área de plantão fiscal, para mostrar o compromisso do Estado com o empreendedor”, ressalta o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy.
A Feira do Empreededor conta ainda com três palestras da Receita intituladas ‘Conheça a atualização do Simples Nacional’, exemplificando atualidades e cruzamentos de informações pela Sefaz; ‘Saiba Tudo sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)’, ao explanar sua obrigatoriedade em 2018; e ‘Substituição Tributária para a Pequena Empresa’, trazendo as noções gerais do tema.
“São temas recorrentes de dúvidas e mudanças, a exemplo da substituição tributária que há modificações constantemente. O próprio Simples Nacional sofre algumas mudanças por apresentar atividades dinâmicas na empresa de pequeno porte, pequeno empreendedor e micro empresa”, menciona Suruagy.
O superintendente explica que, normalmente, esses empreendedores não têm uma assessoria jurídica e contábil em suas próprias empresas. “A figura do dono representa o empreendedor e um pouco do contador, advogado, comerciante e marqueteiro. Ou seja, o empreendedor assume as várias facetas, e o Estado o tem orientado e atualizado em relação às mudanças. No que depender do poder público, ele terá essa colaboração”.
Especial
Como o foco da 8ª edição da Feira do Empreendedor é a Educação e Cultura Empreendedora, a Sefaz providenciou uma palestra especial com o superintendente executivo do Instituto Unibanco e também membro do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Planejamento da Educação da Unesco, Ricardo Henriques.
Especializado em Economia Social, já trabalhou com temas de educação, desigualdade, pobreza e distribuição de renda. Henriques ministrará o painel ‘Negócios Sociais’, caracterizada como palestra magna da noite desta quinta-feira (20), às 19h30, no auditório 2. A entrada é franca e direcionada aos entusiastas do empreendedorismo.
A Feira
AFeira do Empreendedor é um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A medida visa promover os produtos e serviços da instituição, dos patrocinadores, parceiros e expositores, ampliando a carteira de clientes de todas as partes interessadas.
Realizada a cada dois anos na maioria das capitais brasileiras, a feira propõe o surgimento, ampliação e diversificação de empreendimentos sustentáveis e difunde o empreendedorismo como negócio e estilo de vida.
Confira a programação da Sefaz para a edição 2017:
Palestras
– Conheça a atualização do Simples Nacional, com Marcio Maciel
Quando: 18/10, às 16h30
– Saiba Tudo sobre a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, com Williamson de Lima
Quando: 19/10, às 15h
– Substituição Tributária para a Pequena Empresa, com Eduardo Egypto
Quando: 20/10, às 15h
– Negócios Sociais, com Ricardo Henriques
Quando: 20/10, às 19h30
Estandes
– Programa de Recuperação Fiscal (Profis), com Camilla de Omena
– Nota Fiscal Cidadã, com Antônio Ferreira, Aloísio Marques e Yuri Miranda
Plantão Fiscal
– Márcio Maciel, gestor do Simples Nacional em Alagoas
– Marcus Queiroz, fiscal de tributos
– Alessandro Márcio Novaes, fiscal de tributos