Às vésperas da votação na Câmara dos Deputados, do parecer que recomenda o arquivamento da denúncia de formação de organização criminosa e de obstrução de Justiça contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), o deputado Federal Cícero Almeida (PMDB), mesmo partido do presidente, decidiu realizar uma enquete na sua página, no Facebook, para saber a opinião dos alagoanos.
Em um vídeo publicado nesta segunda-feira, 23, o parlamentar pede a opinião do povo para nortear sua escolha na votação de quarta-feira, 25. “Queria a opinião dos alagoanos. É a vocês que devo carinho respeito, atenção e é impagável a dívida que tenho com vocês. Por isso, quero que opinem com Sim ou Não, para que eu possa pautar também o meu voto”, disse o peemedebista que votou a favor da rejeição da primeira denúncia contra Temer, em agosto deste ano. Além dele, também votaram a favor do relatório da CCJ e da rejeição da denúncia os deputados: Arthur Lira (PP) e os ministros Marx Beltrão (PMDB) e Maurício Quintela (PR).
Não é novidade que o Palácio do Planalto espera menor apoio que o obtido na votação da primeira denúncia. Se pelo menos 342 deputados (um terço da Câmara) votarem contra o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), o Supremo Tribunal Federal (STF) fica autorizado a dar prosseguimento do processo contra Temer e seus dois ministros. Caso contrário será mais uma denúncia arquivada. Enquanto os demais deputados decidem, Almeida espera a participação popular.