A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro Estadual Cyro Accioly, realiza a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Visual. A abertura oficial, nesta segunda-feira (23), representantes da classe, autoridades e a gerente da 1ª gere, Edna Lopes, destacaram conquistas e projetos.
O Coral Carlos Gomes, composto de alunos do próprio Centro, foi responsável pela apresentação cultural do dia, além de exposições de material didático pedagógico e de artesanato, encerrando com passeio de VLT às 14h.
Na terça-feira (24), um campeonato de dominó animará os participantes, das 8h às 11h, e no período da tarde, filme e apresentação teatral da Ressurreição de Cristo. A programação da quarta-feira (25) será externa, com passeio à Barra de São Miguel e Marechal Deodoro.
Encerrando a semana, as atividades da quinta (26) e sexta-feira (27) voltam ao próprio Centro, com manhã de beleza, exposição, filme, apresentações artísticas, show de talentos e homenagem à professora Maria José de Oliveira.
O diretor do Centro, Walter Simões Souza Júnior, explica que a semana é um momento de festejar e já é uma tradição no calendário da unidade. “Nosso objetivo é promover atividades culturais e de lazer e também divulgar os atendimentos e todo o trabalho que é feito aqui. Os alunos gostam muito, pois geralmente não têm estas oportunidades”, declara o diretor.
O Centro Centro Estadual Cyro Accioly, localizado na Rua Pedro Monteiro, no Centro, desenvolve atividades de apoio pedagógico para alunos com deficiência visual (cegos e baixa visão), comprometido com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, visando o pleno desenvolvimento de suas habilidades. Promove apoio pedagógico e suplementação didática aos estudantes inseridos no ensino regular, além da oferta de cursos de Braille aos professores da rede regular de ensino.