A comissão organizadora do III Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar e V Congresso Multidisciplinar da Santa Casa de Maceió divulgou esta semana a programação de palestras epalestrantes do evento. O congresso ocorrerá no centro de convenções do Jatiúca Resort, em Maceió (AL), no período de 16 a 18 de novembro deste ano. Já o workshop com os especialistas da Mayo Clinic abrirá a programação no dia 16/11.
A cardiologista Maria Alayde Rivera, presidente da comissão organizadora, explica que a programação do congresso foi dividida em doze mesas de discussão onde serão abordados os temas “Enfermagem Hospitalar”, “Hemocomponentes”, “Infecções”, “Segurança do Paciente”, “Comunicação”, “Pneumologia”, “Desafios no paciente hospitalizado – revisando casos clínicos”, “Comanejo Clínico-Cirúrgico”, “Economia e saúde”, “Terminalidade”, “Intercorrências”, “Educação em Medicina Hospitalar” e “Mesa Ultrassom à beira do leito”.
Além desses encontros, destaque para as palestras dos médicos norte-americanos James Newman (com o tema “The Physical Exam from A to Z”); Joerg Herrmann (“Cardio Oncology: development of a new working field”); Neil Winawer (“Update in Hospital Medicine”); Fred Kusumoto (“Arrhythmias in the Hospitalized Patient”); e Neel Shah (“Genomic / Personalized Medicine”).
Entre os palestrantes brasileiros, ressalte-se a participação dos técnicos do Ministério da Saúde Welfane Cordeiro (com o tema “Descomplicando os fluxos: Estratégias para conexões seguras entre os diferentes setores hospitalares”) e Francisco Figueiredo (“Perspectivas Assistenciais para os Hospitais Brasileiros”), além do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (Sobramh) André Wajner (“Medicina Hospitalar no Brasil”) entre outros nomes confirmados. Dos 53 palestantes, 15 são de Alagoas, 11 dos Estados Unidos, 11 do Rio Grande do Sul, três de São Paulo, dois de Sergipe, um de Pernambuco e um do Maranhão. Confira a lista completa de palestrantes e temas do congresso no endereço www.congressomh.com.br.