Às vésperas do Enem, cursos oferecem ‘aulões’ para estudantes

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem neste domingo (5) e no domingo da semana seguinte (12), muitos cursos presenciais e onlines do Rio de Janeiro estarão promovendo “aulões” para preparar o estudantes para a maratona de provas.

‘Aula show’

Um local onde muitos jovens estão acostumados a ir à noite para curtir, também pode se tornar palco de estudos. Dessa vez, a casa de shows Barra Music, na Zona Oeste do Rio, vai receber uma seleção de professores na sexta-feira (3), das 8h às 14h, dando aulas com dicas para que os alunos cheguem afiados no dia da prova.

As aulas são promovidas pelo curso Elite Rede de Ensino e a ideia é reunir, não só os estudantes da unidade, como também convidados. Em parceria com a ONG Sonhar Acordado, os participantes do aulão devem levar 1kg de alimento não perecível para ser doado às 13 instituições parceiras da ONG. A expectativa é arrecadar duas toneladas de alimentos.

Além dos alunos da rede que farão as provas do Enem, o evento será aberto ao público, com valores de R$ 25 (para alunos Elite) e R$ 35 (para o público externo). Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria das unidades da rede.

Aula no cinema

Salas de cinema também se tornam palco para a preparação na reta final. Um projeto do CEL International School oferece aulas especiais nas salas de cinema, as próximas exibições já tem data marcada para os dias 04 e 11 de novembro, a partir das 07h30, em dois endereços:

4/11, no UCI Norte Shopping – Aulas integradas de Português e Literatura e de História com Geografia. Já que tudo remete a filmes as aulas de português serão construídas a partir de obras cinematográficas, abordando a gramática, interpretação de texto, estilos e locuções. Em cartaz na aula de História e Geografia, os professores do CEL garantem uma viagem no tempo, com uma revisão dos modelos de produção, do Fordismo ao Toyotismo, passando pelas reformas urbanas e origem do latifúndio no Brasil, Cartografia, Escravidão e Geopolítica desde a Guerra Fria a Nova Ordem Mundial.

Maratonas de revisão

Para revisar os assuntos mais recorrentes no Enem, o curso online Descomplica vai oferecer duas semanas gratuitas de aulas, das 19h15 às 22h, no próprio site do curso.

Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, o foco estará nas disciplinas do primeiro dia de prova. Os professores irão, inclusive, discutir temas de redação por quatro horas, orientando os estudantes sobre possíveis teses e argumentos para cada texto. Na segunda semana, de 6 a 10 de novembro, será a vez de revisar as matérias voltadas para matemática e ciências da natureza.

O curso também fará dois aulões gratuitos de 12 horas, com transmissão online, que vão ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro.

Aulas de véspera

Nos dias 4 e 11 de novembro, sábados antes das provas, o ProEnem fará dois aulões ao vivo com duração de seis horas cada, no canal online do cursinho. A ideia é focar nas questões que caem todos os anos no exame, além dos temas mais cobrados em cada área da prova.

O curso Anglo Vestibulares também fará tranmissões ao vivo, pela sua página no Facebook, com estratégias de resolução para as questões das provas do Enem. Nesta sexta-feira (1º), serão discutidos os temas para a redação. No dia 6, o foco será na prova de matemática, e no dia 7, nas provas de ciências da natureza.

Dica: Meditação para relaxar

Com a grande expectativa para o exame, algumas escolas oferecem terapias alternativas para ajudar os alunos a lidarem com o estresse. Iniciativas como aulas de meditação ensinam práticas como manter a concentração e a calma para resolver questões em provas difíceis, como as do Enem.

A prática, está sendo incorporada em colégios como atividade opcional, em turnos alternativos ou intervalos. Nas unidades do colégio e curso pré-vestibular de A a Z, instrutores realizam encontros semanais de uma hora com alunos para meditação da atenção plena, meditação guiada, além de ensinarem técnicas de respiração. As atividades acontecem em uma sala do colégio, geralmente para grupos de 30 alunos, mas podem chegar todos que se interessarem.

Segundo a diretora do colégio, Catharina Prates, o efeito da meditação é perceptível nos alunos, até mesmo antes das provas.

Veja Mais

Deixe um comentário