Para qualificar o atendimento à população com perfil para o Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico) em Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participa, até a próxima quinta-feira (9), da 6ª Oficina Regional Sobre Grupo Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE) no Cadastro Único e Programa Bolsa Família promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) na capital alagoana.
De acordo com a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, a proposta é avaliar e discutir as melhores formas de atendimento dos grupos populacionais tradicionais, como famílias indígenas, quilombolas e ciganasou aqueles que estão sem situação específica, como pessoas em situação de rua e catadores de material reciclável.
“O objetivo da oficina é qualificar a assistência a famílias em situação de vulnerabilidade, traçando um diagnóstico das situações que elas enfrentam. Esse trabalho é fundamental para sensibilizar e encontrar alternativas para melhoria do atendimento a estas famílias que, muitas vezes, sofrem com a experiência do preconceito, o que pode gerar mais vulnerabilidade e dificuldade de acesso às políticas públicas”, destacou a coordenadora.
No encontro, também serão discutidos temas como a inscrição no Cadastro Único, as estratégias de busca ativa, o cumprimento das condicionalidades de saúde e educação e alternativas para o pagamento de benefícios, além da utilização, pela gestão local, do valor referente ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD).
O evento, que reúne representantes das gestões municipais do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, acontece até quinta-feira (9), no Hotel Ponta Verde.