Movimentação no segundo dia de Enem é tranquila, mas candidatos se atrasam

Jorge Farias / Alagoas24HorasMovimentação tranquila no Cepa nesse segundo dia de provas do Enem

Movimentação tranquila no Cepa nesse segundo dia de provas do Enem

O segundo dia de provas do Enem 2017 registrou uma movimentação, tanto de veículos quanto de alunos, bem menor do que a do último domingo (05), em Maceió. Mesmo assim, candidatos chegaram atrasados.

Hoje, 12, no maior complexo estudantil do Estado, o Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, o cenário foi bem diferente daquele encontrado pelo Alagoas24Horas na última semana. Estudantes tranquilos, chegavam a seus locais de prova com antecedência e nenhuma fila de carros se formou até o fechamento dos portões ao meio dia (horário local).

Leia Também: Movimento intenso é registrado no primeiro dia de Enem no Cepa

Uma candidata, a jornalista Danielle Soares, de 29 anos, que tenta entrar no curso de Direito, explicou que esta não é a primeira vez que ela faz o exame, mas que o novo formato – dividido em dois dias de prova – não é uma unanimidade entre os estudantes. Para ela, a mudança tornou o processo mais cansativo.

“Eu achei bem ruim a divisão da prova em dois dias. Torna tudo mais cansativo, estressante. Talvez esse movimento mais tranquilo seja reflexo disso. Os candidatos desanimam, faltam”, explicou a candidata.

Ela, no entanto, fez o dever de casa e seguiu a dica de chegar no local da prova com antecedência. “Eu não senti nenhuma dificuldade em chegar ao Cepa hoje. Mas eu cheguei bem antes também. Às 10h30 eu já estava aqui”, finalizou.

Porém, nem todos os candidatos seguiram o exemplo da Danielle. Nossa equipe flagrou uma outra candidata, que não quis se identificar, que infelizmente ficou ‘barrada’. Ela chegou no exato momento em que os fiscais fechavam o portão, e mesmo insistindo, tentando negociar, não conseguiu entrar na escola onde faria a prova.

Questionada a respeito do motivo do atraso, ela culpou o trânsito.

Provas

No primeiro dia de provas, os candidatos foram avaliados em Linguagens, Ciências Humanas e Redação, que surpreendeu muitos estudante como o tema, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Neste domingo, os temas das provas serão Matemática e Ciências da Natureza e os estudantes terão menos uma hora para concluí-las, totalizando 4h30 para responder as 90 questões objetivas.

Em Alagoas, as provas estão sendo realizadas em 26 municípios e de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do total de 118.725 candidatos inscritos, 32.769 pessoas deixaram de fazer o teste no último domingo.

Veja Mais

Deixe um comentário