A empresa de brinquedos sexuais Lovense, com base em Hong Kong, pediu desculpas aos consumidores depois que um de seus aplicativos gravou o som de diversos usuários fazendo sexo. Várias pessoas relataram que sentiram como se estivessem sendo espionadas em alguns de seus momentos mais íntimos.
O aplicativo em questão – chamado Lovense Remote – permite aos usuários controlar um vibrador através do telefone. As queixas começaram a aparecer quando um internauta recorreu ao Reddit para informar que o app solicitou ao seu smartphone permissão para gravar áudios e os armazenou na memória do dispositivo sem que ele soubesse.
O consumidor foi surpreendido quando encontrou um arquivo de áudio de seis minutos que continha sons bastante reconhecíveis. Ele informou que não fazia ideia de que seria gravado durante todo o tempo que estava usando o vibrador.
Outros usuários, então, relataram situações parecidas no site. Isso levou a Lovense a responder às queixas, informando que os arquivos de áudio não foram enviados ou armazenados em seus servidores.
“Para que o recurso de som funcione, temos que criar um arquivo de cache local. Este arquivo deve ser excluído no final de cada sessão, mas devido a um bug na última versão do nosso aplicativo para Android, o arquivo não foi excluído com sucesso”, informou a empresa, em comunicado enviado ao site The Verge.