Mãos que se juntam para salvar vidas. Graças a esse compromisso, o adolescente P.B.S., de 17 anos, portador de Leucemia Mieloide Aguda (LMA) foi levado, na manhã desta quinta-feira (23), pela equipe aeromédica do Falcão 05, para a unidade de saúde Natal Hospital Center, no estado do Rio Grande do Norte, onde será submetido a um transplante de medula óssea. O procedimento foi viabilizado pela médica Luana, oncopediatra da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
O jovem está sendo acompanhado desde maio de 2016 por uma equipe oncopediatra da Santa Casa de Misericórdia, unidade Farol, que utilizou várias alternativas medicamentosas para controlar a carência de plaquetas e hemácias.
No entanto, a situação de P.B se agravou restando como única opção o transplante de medula.
“A doutora Luana agilizou todo processo em relação ao procedimento cirúrgico no outro estado e nós, com o apoio do Samu do Rio Grande do Norte rumamos para salvar mais uma vida”, afirma o aeromedico do Samu, Maxwell Padilha.
Conforme o acordado entre as equipes socorristas dos estados, o Falcão 05 pousa no heliponto do Hospital Walfrido Gurgel, que fica a 19 minutos do Natal Hospital Center para onde o adolescente será levado por uma ambulância do Samu.
” O paciente não poderia ir de avião por causa da pressurização e nem de ambulância por causa do longo tempo que iria ficar sem tomar plaquetas”, explica Padilha.
Para a Medicina, o número normal, inicial, de plaquetas é de 150.000 a 450.000 e o adolescente, no momento, possui apenas 5000. O que exige o transplante de medula.