Os carros estão cada vez mais conectados e inteligentes. Mas os ladrões também. Dois deles foram flagrados no Reino Unido em um “furto hacker”, que não precisou de arma e nem danificou o carro.
A técnica engana os sensores de chave presencial, também conhecido como sistema keyless (em inglês), em que basta o dono se aproximar do veículo com a chave no bolso para as portas se abrirem.
Os criminosos usaram retransmissores de sinal, aparelhos simples que podem ser comprados em qualquer lugar do mundo. Um deles vai para perto do portão da garagem e capta o sinal da chave de dentro da casa.
O sinal da chave é retransmitido para outro aparelho próximo ao carro, que é “enganado” e abre as portas. Também não é necessário “girar” a chave para dar partida, que é feita por botão.
A ação dura cerca de um minuto. O caso aconteceu na noite de 24 de setembro, em Solihull. A polícia de West Midlands ainda não conseguiu recuperar o Mercedes-Benz furtado.
Enquanto as fabricantes não criam barreiras para evitar este tipo de crime, os policiais recomendam usar a “boa e velha” trava de segurança no volante.