Os recursos do Governo de Alagoas destinados a investimentos em 2018 – estabelecidos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) – totalizam R$ 1,3 bilhão, 57,5% maior do que o orçamento previsto inicialmente para este ano.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, no próximo ano, o Governo de Alagoas vai investir, pelo menos, meio bilhão de reais a mais do que o previsto inicialmente para 2017. Esses investimentos serão direcionados, sobretudo, a obras de infraestrutura rodoviária, mas também beneficiarão áreas importantes como educação, saúde e segurança pública.
Fabrício Marques explica que o Governo do Estado amplia sua capacidade de investimentos com recursos próprios – ano após ano – em decorrência do ajuste fiscal realizado no início da gestão Renan Filho.
“A cada orçamento anual, o Estado tem uma poupança cada vez maior para investir, porque está fazendo o dever de casa, controlando seus gastos correntes com folha de pagamento e custeio. Dessa forma, na proposta orçamentária para 2018, você consegue ter uma poupança própria para investir mais do que o estimado nos anos anteriores”, comparou Fabrício Marques.
Some-se a isso o aporte de R$ 350 milhões em operações de crédito, já aprovadas para 2018, e que serão destinados às obras de infraestrutura viária, por meio do Programa Conecta Alagoas.
“Podemos elencar quatro importantes áreas que receberão investimentos no próximo ano: teremos um grande aporte em infraestrutura viária, a exemplo da duplicação da rodovia entre Maceió e Arapiraca, já em curso; vamos ter um grande investimento em saúde, com a construção de cinco hospitais: dois na capital e três no interior do Estado; investimentos em uma área muito importante que é a educação, por meio da construção, adaptação e reforma de escolas, sobretudo aquelas voltadas ao ensino em tempo integral; e na área da segurança pública”, citou o secretário.