A coordenação nacional da operação PC27 divulgou a primeira parcial sobre as prisões e apreensões na ação deflagrada nesta quinta-feira (14) pelas Polícias Civis do Brasil, com vista a executar a prisão de indivíduos responsáveis por crimes patrimoniais, especialmente furtos e roubos, incluindo autores de latrocínio.
A Operação PC27 tem a participação das Polícias Civis de todas as regiões do País, com cumprimento de ordens judiciais no âmbito nacional, realizado de forma simultânea pelas Polícias Civis.
O Coordenador Operacional nacional da Operação PC27, e vice-presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Chefe de Polícia do estado do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, ressalta que o objetivo da Operação PC27 é tornar o final de ano da população brasileira mais seguro e com menos delitos contra o patrimônio dos brasileiros, chamando a atenção para o Projeto de Lei 5580/2016, que visa a agravar os delitos patrimoniais praticados com o emprego de violência e cometidos no ambiente interno das residências.
A responsabilidade operacional, em cada Estado, fica a cargo dos delegados-gerais respectivos, ou de uma autoridade policial indicada por ele.
Em Alagoas, a coordenação ficou sob a responsabilidade da delegada Ana Luiza Nogueira, gerente de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJR 1), e tem o acompanhamento do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.
Até o momento, nesta 1ª parcial de compilação de dados, as Polícias Civis do Brasil totalizam 372 prisões, 35 apreensões de adolescentes, além de 36 armas e drogas apreendidas.
Os números apresentados pelos estados, até o momento, são os seguintes: Alagoas: 19 presos; Amapá: 11 presos; Espírito Santo: 8 presos e 1 adolescente apreendido; Goiás: 9 presos e 4 adolescentes apreendidos; Maranhão: 5 presos e 2 adolescentes apreendidos; Mato Grosso: 11 presos; Minas Gerais: 36 presos e 1 adolescente apreendido; Paraná: 34 presos e 4 adolescentes apreendidos; Paraíba: 14 presos; Piauí: 71 presos e 6 adolescentes apreendidos; Rio de Janeiro: 6 presos; Rio Grande do Sul: 105 presos e 8 adolescentes apreendidos; Santa Catarina: 6 presos; São Paulo: 35 presos e 5 adolescentes apreendidos; Tocantins: 2 presos e 4 adolescentes apreendidos.