A Polícia Civil (PC) divulgou nesta segunda-feira, 18, a prisão de três pessoas envolvidas em um golpe de falsa venda de veículos que acontecia em Alagoas, Pernambuco e Bahia. Um suspeito continua foragido.
De acordo com a delegada Maria Angelita, Maria Angelita – delegada titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas de Maceió, o golpe vinha sendo investigado desde outubro e acontecia sempre do mesmo modo.
Integrantes da quadrilha se passavam por clientes em grandes empresas de locação de veículos e locavam os carros por longos períodos. Neste tempo, levavam o veículo para o estado da Bahia, onde conseguiam de forma ilícita transferir a titularidade do carro para outro membro da organização criminosa, que vendia o carro para terceiros, que não tinham conhecimento do golpe, em outro estados, comumente Alagoas e Pernambuco.
“Eles se passavam por clientes, locavam o carro, por, às vezes, 30 dias ou mais, e nesse período praticavam a fraude e conseguiam vender os veículos para pessoas que se tornaram tão vítimas quanto as locadoras. A empresa, por sua vez, acreditando estar coberta pelo tempo de locação, não procurava saber do veículo até a fraude e a falsa venda já estarem concluídas”, explicou a delegada.
Cinco carros roubados e vendidos indevidamente para outras pessoas foram recuperados na operação.
As identidades dos presos não foram reveladas.
Foragido
Um dos principais integrantes do grupo continua foragido. Cássio Luiz Chagas Dória era a pessoa que se passava por dono dos veículos e negociava suas vendas. “Os veículos tinham os documentos transferidos para o nome dessa pessoa”, concluiu Maria Angelita.
Quem souber informações a respeito do paradeiro do suspeito deve ligar para a polícia utilizando o disque denúncia, pelo número 181. O sigilo é garantido.
A delegada aconselhou ainda a quem for comprar carros usados de terceiros, verificar a procedência do veículo, verificar os antecedentes do último proprietário e desconfiar de valores muito a baixo dos de mercado.
Ela disse ainda que submeter o carro a uma vistoria no Detran ou na própria delegacia pode livrar o comprador de surpresas desagradáveis.