Neste feriadão em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo, as praias e rios alagoanos devem ficar lotados de banhistas. Esta semana, pela primeira vez em anos, todas as áreas monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) no litoral norte estão liberadas para banho.
Na edição desta sexta-feira, 22, o boletim de balneabilidade traz a novidade dos dois pontos da praia de Maragogi, (em frente a foz do Rio Persinunga e Rio Maragogi) que sempre estão impróprios, estarem, após anos, em conformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão responsável por determinar os critérios de balneabilidade das águas brasileiras.
De acordo com o relatório de órgão ambiental, os técnicos do IMA analisaram as amostras colhidas em 22 trechos do litoral norte, compreendidos entre as cidades de Paripueira e Maragogi. Após o resultado, os funcionários do IMA determinaram que todos os trechos estão balneáveis.
Ainda conforme o boletim do IMA, dois dos 22 trechos do litoral sul foram considerados inadequados para banho. São eles: Rio São Francisco, na Rua Artur de Farias Lôbo, em frente ao Terminal Turístico de Artesanato, em Piaçabuçu, e Rio Niquim, cerca de 300 metros da foz, na Barra de São Miguel.
Na capital alagoana, quatro trechos das praias de Cruz das almas, Avenida e Jacarecica estão impróprios e devem ser evitados por banhistas.
Confira os pontos próprios e impróprios para banho em praias e rios alagoanos: