O resultado da avaliação realizada nas amostras colhidas em 63 diferentes áreas do litoral alagoano foi divulgado, nesta sexta-feira, 05, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e aponta a presença de 55 trechos balneáveis e oito impróprios ao banho. Os números são iguais aos da semana passada, inclusive com os mesmos pontos não liberados aos banhistas.
Conforme o boletim de balneabilidade do IMA, as amostras foram colhidas nos dias 02 e 03 deste mês em trechos compreendidos entre as praias de Maragogi e Pontal do Peba.
Entre as 22 áreas do litoral sul, dois trechos dos Rios São Francisco, em Piaçabuçu, e Niquim, na Barra de São Miguel, estão inadequados para banho. Nas praias de Maceió, seis pontos das praias de Cruz das Almas, Jacarecica, Avenida, e Jatiúca devem ser evitados por banhistas.
No litoral norte, os técnicos do IMA analisaram as amostras colhidas em 22 trechos entre as praias de Paripueira e Maragogi. O resultado indica que todos os pontos se mantiveram próprios para banho pela terceira semana consecutiva.
A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.
Quem pretende mergulhar no mar em uma das praias alagoanas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.
Confira os trechos próprios e impróprios para banho: