No início da manhã desta segunda-feira (08), uma patrulha do Programa Ronda no Bairro frustrou uma tentativa de assalto a cidadãos que estavam no ponto de ônibus, próximo a uma galeria comercial, na área do Jacintinho, primeiro território ocupado pelo programa. O suspeito estava a pé e se evadiu do local correndo, em direção a uma das grotas da região, após ter sido percebido pelos policiais e pelas pessoas paradas no ponto de ônibus.
As patrulhas entraram em alerta e informaram ao Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP) e ao videomonitoramento de Maceió, tendo em vista que o campo de ação do Ronda é o trecho compreendido entre a TV Ponta Verde até a Madeireira Malta. As imagens das câmeras de videomonitoramento já estão sendo verificadas para tentar identificar o suspeito.
Monitoramento de tornozeleiras eletrônicas
O coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, coronel da Reserva Remunerada Maxwell Santos, recebeu, na manhã desta segunda-feira (08), o coordenador do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), tenente Aluchan Fonseca. A ocasião serviu para alinhar as ações de monitoramento das tornozeleiras eletrônicas dos reeducandos que porventura violem a área de circulação do perímetro a que estão restritos.
O CMEP integra a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), que junto com as Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP) e da Assistência Social (Seades), participam do Ronda no Bairro, qualificado como programa do Governo do Estado.
“Assim que houver a detecção de uma dessas tornozeleiras eletrônicas no perímetro de atuação do Ronda, o Centro irá averiguar as informações do equipamento para saber a área de inclusão de monitoramento do equipamento. A partir daí, realizar a abordagem, e caso haja a constatação da violação, serão feitos as devidas informações ao magistrado competente”, afirmou o coordenador do CMEP.
O Ronda no Bairro executa ações integradas, seja das secretarias de Estado, como alinha atividades de assistência social em conjunto com órgãos municipais, atividades essas que atendam à população em situação de vulnerabilidade social.
Ronda no Bairro
Os trios de patrulhamento atuam nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
O Decreto de N° 57.008, de 2 de janeiro de 2018, instituiu o Programa Ronda no Bairro e, os militares voluntários executarão suas funções em seu período de folga, concorrendo a oito serviços, em concordância com a Lei Estadual N° 7.952, de 12 de dezembro de 2017, referente ao Serviço Voluntário Remunerado (SVR) de 8 horas.
O Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).