Um suposto oficial aposentado da marinha foi autuado, na manhã desta segunda-feira (15), por dano ao patrimônio público após jogar um paralelepípedo na janela de um ônibus da empresa Veleiro – que fazia a linha José da Silva Peixoto / Joaquim Leão. O fato ocorreu na Rua Formosa, na Ponta Grossa e mobilizou a Polícia Militar.
De acordo com o condutor do coletivo, identificado apenas como Anderson, o suposto oficial teria sido irresponsável no trânsito. Ele teria ‘jogado’ o carro para cima do ônibus vindo a danificar o próprio retrovisor.
“Ele ficou com o retrovisor danificado e passou a perseguir a gente… Ele chamou a gente para briga e dizia ser oficial da Marinha e que conhecia também o secretário de Segurança [coronel Lima Júnior]”, disse o condutor em entrevista à TV Pajuçara.
Revoltado, o oficial, identificado como João Rodrigues dos Santos Filho, de 60 anos, teria ainda ameaçado o condutor do ônibus ao mostrar uma pochete onde estaria guardado uma arma de fogo. “Não discuti com ele, a orientação que recebemos da empresa nesse momento é que quando acontece esse tipo de caso [com pessoas armadas] a gente evita a discussão e busca acalmar”, continua o motorista.
Durante a perseguição, o suspeito jogou um paralelepípedo que danificou o vidro traseiro do coletivo. A ação foi acompanhada de perto por transeuntes que saíram em defesa do condutor do ônibus. Eles cercaram o carro do suspeito e militares do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a prisão.
O caso será investigado. João Rodrigues dos Santos foi encaminhado para a Central de Flagrantes, no bairro do Farol.
A equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas entrou ainda em contato com a assessoria de comunicação da Marinha do Brasil para identificar se João Rodrigues faz parte ou não da Força Armada, que disse não poder afirmar que o suspeito se trate de militar da Marinha do Brasil.