A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) apresentou na tarde desta terça-feira, 16, em entrevista coletiva, os nomes de dez homicidas presos somente neste mês de janeiro, em Maceió. O novo coordenador da divisão, delegado Eduardo Mero, passou os detalhes dos casos.
Os casos relatados aconteceram nos anos de 2017, 2015 e 2013. Em sua maioria, eles têm relação com o tráfico de drogas e a disputa entre facções criminosas em regiões periféricas de Maceió, como os bairros Cidade Universitária, Vergel do Lago e Benedito Bentes.
“É importante a gente destacar o tempo em que os crimes aconteceram, para deixar claro para a sociedade, que o trabalho da SSP [Secretaria de Segurança Pública] e DHC é constante. E mesmo casos que aconteceram há mais tempo, que podem parecer esquecidos, continuam sendo investigados, até termos uma resposta”, falou o novo coordenador.
Em ordem cronológica, foram presos: Maxsuel Henrique da Conceição, vulgo “Sete”, de 20 anos; Erick Enderson Vitório dos Santos, de 18 anos, conhecido como “Peito de Pombo”; Paulo Lopes da Silva, de 48 anos; Tayrone Marques Costa, vulgo “Bob Esponja”, de 26 anos; Renilton José O. dos Santos, vulgo “Netinho”, de 18 anos; Alisson Gabriel Teixeira da Conceição, conhecido como “Manga Rosa”, de 20 anos; Rehoboan Maxwell Oliveira de Lima, conhecido como “Suel”, de 19 anos; Mikeanderson Pereira Barboza, conhecido como “Maike”, de 27 anos; e Fernando André Nascimento dos Santos.
Além destes, um menor de 17 anos também foi apreendido, suspeito de assassinar Thiago Miguel dos Anjos, em setembro do ano passado, no bairro do Benedito Bentes, por disputas entre facções criminosas naquele bairro.
Participaram das prisões equipes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), DHC e 1º BPM.
Mudanças na PC
Nesta segunda-feira (15), o delegado Fábio Costa deixou a coordenação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) para assumir a gerência de Polícia Judiciária da Região 3 (GPJ 3), no lugar do delegado Waldecks Pereira, que vai para a Corregedoria da Polícia Civil.
A Gerência de Polícia Judiciária da Região 3 engloba as cidades situadas nas áreas do Agreste, Baixo São Francisco e Litoral Sul do Estado.
O novo coordenador da DHC, Eduardo Mero, já fazia parte do quadro de delegados da unidade há um ano e meio.
Ao todo a DHC é formada por oito delegados e mais quatro delegados plantonistas.