No mesmo dia em que foram divulgados áudios de um reeducando ameaçando realizar uma chacina dentro do sistema prisional de Alagoas, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social informou que agentes penitenciários realizaram uma varredura na Penitenciária de Segurança Máxima (PSM2), situada no Complexo Penitenciário, em Maceió.
De acordo com informações da assessoria de comunicação, durante a revista foram encontrados – nos módulos A e B – armas de fabricação artesanal. A operação foi desencadeada pelos agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), PSM2 e Chefias de Gestão e Unidades Penitenciárias, com o aval do Poder Judiciário.
O material recolhido será encaminhado à autoridade judicial competente e a Seris abriu um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para as circunstâncias do fato. A assessoria lembra que o procedimento padrão é que os internos responsáveis pela confecção das armas artesanais sejam submetidos a sansões disciplinares.