Os estoques de insumos e medicamentos no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) devem ser restabelecidos até o fim desta semana. A afirmação partiu dos gestores da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), instituição responsável pelo hospital, durante reunião com a Defensoria Pública Estado, realizada nesta segunda-feira, 29, na sede da Defensoria em Maceió.
De acordo com o reitor da Universidade, Henrique Costa, já foi finalizada a compra de boa parte de insumos e medicamentos que estavam em falta e devem ser entregues até o próximo fim de semana.
A Secretaria de Saúde do Estado também tem auxiliado na normalização do atendimento no hospital, tendo ofertado aproximadamente 30% do material básico necessário à retomada dos serviços.
O reitor afirmou ainda que a UNCISAL retomou a gestão dos processos de compras, antes realizadas pela Amgesp, o que deverá dar agilidade no abastecimento das unidades de saúde sob sua direção.
Atendendo a indicação técnica do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), o Helvio Auto suspendeu os atendimentos para casos de urgência, na última sexta-feira, em virtude da falta medicamentos e insumos. Ao tomar ciência da situação, a Defensoria Pública oficiou o Hospital e a Universidade a prestarem esclarecimento e adotarem as devidas medidas para sanar a situação.
O Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos acompanha os problemas de desabastecimento do Helvio Auto há alguns anos. Em 2016, o núcleo ingressou com uma ação civil pública solicitando que o Estado adotasse medidas para pôr fim à constante situação de desabastecimento no HEHA. A ação aguarda apreciação da justiça.