Defensoria ingressa com ação civil pública solicitando auditoria do vestibular da Uncisal

A Defensoria Pública Estadual de Alagoas solicitou hoje, 08, via ação civil pública, que seja contratada no prazo de 20 dias uma empresa para auditar o resultado do vestibular 2018/01 da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O pedido tem como objetivo solucionar, coletiva e sistematicamente, todas as dúvidas dos estudantes sobre a transparência do resultado do vestibular, mediante a apresentação de uma lista definitiva de aprovados, viabilizando a matrícula para os cursos.

Na ação, o defensor público Djalma Mascarenhas Neto solicita, também, a intimação pessoal do reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, para que ele suspenda o restante do pagamento à empresa organizadora do vestibular, Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP), determinando que o valor a ser pago seja depositado em juízo, no prazo de 48h, com imposição de multa diária no valor de R$ 1 mil, em caso de descumprimento.

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A Defensoria solicita, ainda, que a Universidade convoque, por meio de chamamento público, uma comissão formada por alunos da 1ª e 2ª lista de aprovados para acompanhar os trabalhos da empresa contratada.

O CASO

O impasse em torno do resultado do vestibular da Uncisal teve início no último dia 19 de janeiro, quando a lista de aprovados foi divulgada com atraso. Quatros dias após a divulgação, o primeiro resultado foi cancelado após o instituto AOCP, responsável aplicação da prova, detectar erros nos cálculos das notas.

Um novo resultado foi divulgado pouco depois e dezenas de alunos que haviam sido aprovados foram retirados da segunda lista.

Inconformados com a forma como foi conduzida a divulgação das notas, dezenas de estudantes procuraram a Defensoria Pública, solicitando a atuação do órgão a fim de obter respostas sobre os motivos que geraram a confusão.
A Defensoria solicitou informações e providências à Uncisal e realizou reunião com a instituição, no último dia 29. Na ocasião, a instituição de ensino assegurou que estava tomando todas as providências para solucionar o problema e prestaria todas as informações solicitadas.

Fonte: Ascom / DPE-AL

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