O prefeito Rui Palmeira participou, na manhã desta sexta-feira (02), do plantio de mudas de árvores no antigo lixão de Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), marca o início do reflorestamento da região. A Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM) também é parceira da ação, que junto com moradores locais, deve plantar aproximadamente quinhentas mudas.
“Essa é uma área que durante 40 anos recebeu todo o lixo da cidade de Maceió e hoje nós estamos fazendo o reflorestamento, tendo como objetivo que esse espaço se transforme em um parque, futuramente. É o primeiro passo que estamos dando para que o local seja revitalizado, em parceria com a COOPLUM, que é a cooperativa que faz todo o trabalho de coleta de material reciclável na parte baixa”, disse Rui Palmeira.
No local, será realizado o plantio de árvores de grande porte, a exemplo de ipês, eucalipto e pau-brasil, trabalho que marca a primeira etapa da recuperação ambiental da localidade.
“A ação tem uma simbologia muito importante e causa visibilidade para o compromisso com o meio ambiente que a Prefeitura de Maceió tem. O espaço ainda dispõe de um mirante com vista privilegiada e isso tem que ser valorizado para que as pessoas sejam estimuladas a vir até aqui”, ressalta o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
O secretário municipal de desenvolvimento sustentável, Gustavo Torres, explica que moradores, crianças de escolas municipais e cooperativas de catadores com sedes próximas à região também estão evolvidas no projeto. “Trata-se de um grande trabalho que iniciaremos para a recuperação ambiental de um local onde, por décadas, só se via lixo, grande movimentação de caminhões e crianças trabalhando. Agora será realizado o plantio de árvores para que, em um futuro próximo, possamos ter uma grande área verde frequentada pela população”.
Presidente da COOPLUM, Maria José destaca que a parceria com a prefeitura deve levar melhoria para ambas as partes. “Hoje nós podemos ter outra visão do que antes era o lixão de Maceió. A COOPLUM também é parceira nessa mudança e nós vamos trabalhar juntos para manter essa área protegida”.