Contemplado pelo prêmio “Mestre Cicinho”, no segmento teatro, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Alagoas, o projeto “Circuito Alagoano de Teatro de Rua” tem como objetivo apresentar a produção artística local para a população alagoana e valorizar o repertório de espetáculos de rua disponíveis no estado.
Para Regis de Souza, membro e ator da Associação Teatral Nêga Fulô, organizadora do projeto, o movimento de teatro de rua tem sido importante para a valorização e o crescimento da arte cênica alagoana nos últimos anos.
“Inspirados e utilizando-se dos elementos da cultura popular, os espetáculos no repertório do Circuito reelaboram essas características tradicionais mediante uma encenação poética e visualmente contemporânea”, afirma o integrante.
Durante os meses de março, abril e maio, as cidades que receberão o I Circuito Alagoano de Teatro de Rua serão Maceió, Pilar, São José da Laje, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Marechal Deodoro e Maravilha, que contarão com a atuação de diversos grupos, companhias e coletivos de teatro de Alagoas como Cia. La Casa, Associação Teatral Nêga Fulô, Turma do Biribinha, Associação Teatral das Alagoas, Coletivo Volante e Clowns de Quinta.
Cada cidade receberá, durante os fins de semana, dois espetáculos de grupos distintos. A programação completa pode ser conferida em www.facebook.com/cianegafulo.
Serviço:
I Circuito Alagoano De Teatro De Rua
Turma Do Biribinha (Arapiraca) com o espetáculo “Mixuruca”
Por conta de uma grave crise financeira, mixuruca se vê obrigado a demitir todo seu elenco e ele mesmo terá que apresentar para o público, o espetáculo do Circo do Mixuruca, de bailarina, passando pelo mágico até o excêntrico musical. Esse espetáculo promove interação do público com o artista, o que rende boas gargalhadas.
Data: 8 de março
Local: Rua do Comércio, Maceió
Horário: 16:30h
Cia Nêga Fulô (Maceió) com o espetáculo “Torturas De Um Coração”
Escrito para mamulengos, nesta montagem a Cia. apostou numa adaptação para a rua mantendo a essência do que o autor coloca como popular, envolvendo a plateia, numa comunicação alegre, mostrando a esperteza e a malandragem de seus personagens, com os quais muitos transeuntes se identificam.
Data: 9 de março
Local: Rua do Comércio, Maceió
Horário: 16:30h