A partir do dia 15 de abril, o maceioense contará com uma opção viária para escapar do congestionamento da Avenida Fernandes Lima: o Eixo Quartel. Em fase de conclusão, as obras foram visitadas na manhã desta quarta-feira (14) pelo governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.
“A partir do dia 15 de abril, vamos entregar o Eixo Quartel prontinho para você se beneficiar, perder menos tempo no trânsito. Daqui a dois meses e meio, nossa ideia é entregar a obra lá do outro lado: o Eixo Cepa, da mesma forma: com urbanização, iluminação e áreas revitalizadas por meio do Pró-Estrada”, afirmou Renan Filho.
Os 10 km de pavimentação do Eixo Quartel e de recapeamento de 16 ruas estão praticamente prontos. Em execução, encontram-se as obras do Parque Linear, que são espaços de lazer e convívio para a população, dotados de iluminação pública e estacionamento. O Parque fica localizado no trecho do Eixo Viário que passará pelo Quartel do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). A área foi adquirida pelo Estado.
“A gente tem buscado acelerar essa obra para que Maceió tenha uma melhor mobilidade urbana, possa distribuir o trânsito no entorno da Avenida Fernandes Lima de maneira mais ágil, para todo mundo, especialmente para quem mora aqui”, enfatizou o governador. O Eixo Quartel vai da Rua Marieta Lages, Farol, até a Abelardo Pontes Lima, na Gruta de Lourdes.
Renan Filho lembrou, ainda, que o Governo do Estado executa obras importantes em Maceió, citado-as em seguida. “O Governo investe em muitas obras de mobilidade na capital. Nós temos o Eixo Quartel, o Eixo do Cepa, o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal, a duplicação do acesso ao Benedito Bentes e a estrada que liga Rio Largo até a Alça da Flamenguinha, pista dupla com ciclovia, que dentro de 40 dias vamos inaugurar. Entregamos, agora, a ponte da Alça da Flamenguinha e estamos fazendo a duplicação da AL-101 Norte, que seguirá até a Barra de Santo Antônio. Para esta obra seguir adiante, temos recursos garantidos”.
Entrevista
Mais cedo, Renan Filho esteve nos estúdios da rádio CBN, onde concedeu entrevista ao jornalista Elias Ferreira. O governador falou do ajuste fiscal eficiente promovido pela gestão estadual; das obras de infraestrutura viária, a exemplo da duplicação da AL-220 entre Maceió e Arapiraca; da Saúde, com a construção de dois hospitais em Maceió e três no interior do Estado; da Educação, com as escolas em tempo integral; e da Segurança Pública, com o Programa Força Tarefa, o Ronda no Bairro e os Centro Integrados de Segurança Pública (Cisp).