A programação especial da Prefeitura de Maceió para o Mês da Mulher apresenta nesta quinta-feira (22) às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a terceira edição do “Saia Arrochada”. Promovida pela Assessoria Especial de Políticas Sociais da Prefeitura, a roda de conversa é mediada pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, que reúne convidadas e especialistas para debater aspectos do universo feminino.
O Saia Arrochada é um evento gratuito e nesta edição, Tatiana Palmeira levará ao palco de debates temas como direitos das mulheres e igualdade de gênero, saúde sexual e proteção contra o assédio e a violência contra a mulher. “Nesta edição, seguiremos discutindo, da forma mais leve possível, mas com muita responsabilidade e opinião especializada, temas que afetam o cotidiano das mulheres e sobre os quais todas nós temos que nos posicionar”, informa a mediadora.
Para debater os temas de interesse das mulheres, Tatiana Palmeira convidou três mulheres de diferentes atuações profissionais e perfis, que compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre os assuntos abordados. Participarão do evento a procuradora de Estado aposentada, ex-secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), ex-secretaria municipal do Trabalho, Economia Solidária e Abastecimento (Semtabes) e primeira ministra da Mulher no Brasil, Solange Jurema, que assumiu o cargo em 2002. Juntam-se a ela a psicóloga, psicoterapeuta e especialista em Identidade sexual Kátia Andrade e a socióloga, presidente do Conselho da Juventude de Goiás, colunista da Rádio Interativa e ativista Aava Santiago.
A iniciativa reforça as ações do Município, que, até o dia 27, ofertará serviços de assistência social e saúde, em duas unidades de referência da capital e em alguns pontos da cidade, bem como interações culturais e de sensibilização.
Feira de serviços
Nesta quinta-feira (22), das 8h às 12h, também acontece uma Feira de Serviços no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bela Vista, no Sítio São Jorge. As atividades nas áreas de Assistência Social, Saúde, Justiça e Autonomia voltam a ser ofertadas às usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nos dias 26 (Cras Área Lagunar) e 27 (Cras Selma Bandeira).
No último final de semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu um Mutirão de Saúde da Mulher, levando consultas e exames ao PAM Salgadinho, no Poço; à Unidade de Saúde Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro, aos mercados públicos do Tabuleiro e do Jacintinho e à orla marítima de Maceió, onde também foram ofertados atendimentos do Sine Maceió e da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj).
No próximo dia 26, será entregue o Troféu Selma Bandeira, uma homenagem da Prefeitura de Maceió a mulheres que se destacam em diferentes áreas de atuação por atividades relevantes e pela garantia de direitos e dignidade para as mulheres. As atividades prosseguem até o dia 27, com a Feira de Serviços no Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes.
Confira a programação para os próximos dias do Mês da Mulher:
22/03 – 8h às 12h Feira de Serviços no Cras Bela Vista (Sítio São Jorge): Ações de saúde, palestras sobre Saúde da Mulher, Autonomia, Segurança Pública e Justiça, distribuição da Lei Maria da Penha e coral de mulheres;
22/03 – 19h Saia Arrochada, no Centro Cultural Arte Pajuçara;
24/03 – 8h às 12h Mutirão de Saúde da Mulher no PAM Salgadinho e UBS Ib Gatto Falcão, onde haverá consulta ginecológica, teste rápido, citologia, vacinas e atividades educativas;
25/03 – 8h às 12h Mutirão de Saúde da Mulher na Feirinha do Jacintinho, Feirinha do Tabuleiro e Rua Fechada, na orla de Pajuçara: ações de saúde e atividades educativas;
26/03 – 8h às 12h Feira de Serviços no Cras Área Lagunar (Prado): Ações de saúde, palestras sobre Saúde da Mulher, Autonomia, Segurança Pública e Justiça, distribuição da Lei Maria da Penha e coral de mulheres;
26/03 – 20h Troféu Selma Bandeira, no Centro Cultural Arte Pajuçara;
27/03 – 8h às 12h Feira de Serviços no Cras Selma Bandeira (Benedito Bentes) – Ações de saúde, palestras sobre Saúde da Mulher, Autonomia, Segurança Pública e Justiça, distribuição da Lei Maria da Penha e coral de mulheres.