Após despejo, famílias sem-teto acampam em frente a Palácio do Governo

Cerca de 200 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores sem-teto (MTST) ocupam a Praça dos Martírios, localizada no Centro de Maceió, na manhã desta sexta-feira (23). A expectativa é que até o fim da tarde 512 famílias ocupem a área em frente à antiga sede do governo estadual. O grupo foi despejado na manhã de quinta-feira (22) de um terreno no bairro do Tabuleiro do Martins após determinação judicial.

João Urtiga/Alagoas 24 HorasDSC_0036

Uma das coordenadoras do movimento, Eliane Silva, declarou que não foi dado aviso prévio para que as famílias se retirassem da área. “Fomos surpreendidos na manhã de ontem, sem notificação. Ficamos sem ter para onde ir, e foi por pouco que conseguimos negociar a retirada do nosso material”, disse.

 Ao ser perguntada sobre a ciência do governo sobre a ocupação da praça, Eliane pontuou que o movimento alertou representantes de que, se não houvesse saída, a Praça dos Martírios seria ocupada pelas famílias sem moradia.

João Urtiga/Alagoas 24 HorasEliane Silva fala sobre a situação de 512 famílias desabrigadas

Eliane Silva fala sobre a situação de 512 famílias desabrigadas

Eliane questionou ainda o método de inscrição do cadastro habitacional realizado pela Prefeitura de Maceió. “Todo o processo de cadastro era online, nosso povo não tem computador e não usa internet. Não temos como fazer um cadastro online para esse programa”, desabafou.

Para finalizar, a coordenadora falou que as famílias procuram um lugar para morar, e contam com a ajuda do governo de Alagoas. “O estado tem muitos terrenos, que podem ser destinados para famílias que não tem onde morar. Precisamos ou de uma área, ou de 512 casas para abrigar as pessoas e então podemos sair da praça”, concluiu.

Veja Mais

Deixe um comentário