Mês da Mulher: feira oferece serviços gratuitos para mulheres

Marco Antônio/ Secom MaceióAção mês da mulher no Cras Cacilda Sampaio

Ação mês da mulher no Cras Cacilda Sampaio

Moradoras do bairro do Vergel e regiões vizinhas participaram das atividades da Feira de Serviços, que aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio, nesta segunda-feira (26). A ação, realizada pela Coordenação de Defesa da Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social com a parceria de algumas instituições, faz parte das atividades do Mês da Mulher .

Na área da saúde, profissionais do curso de Enfermagem e alunas do 9º ano da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram aferição de pressão e teste de glicose. Uma educadora física do Serviço Social da Indústria (Sesi) também fez ginástica laboral com  as mulheres da comunidade.

A professora do curso de Enfermagem,  Marta Lima, fez também uma palestra sobre saúde da mulher e sexualidade. “Cada vez mais, as mulheres estão sedentas de informação. Antigamente, as mulheres tinham pudor em falar sobre sexualidade. Hoje, elas procuram estar bem  informadas para cuidar bem da saúde”, explicou.

Na área da assistência social e justiça, a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas) Poço, Rafaela Ambrósio, falou sobre os serviços que o  Centro oferece à população, como identificar que seus direitos estão sendo violados e como denunciar em caso de abusos. As mulheres também foram presenteadas com uma cópia da Lei Maria da Penha. “O foco da palestra foi violência contra mulher e  a violência contra o idoso, já que Maceió tem altos índices de violência, desses dos tipos, e  muitos não conhecem seus direitos e  também não sabem a quem recorrer”, destacou.

Sandra Suely é moradora do Vergel e participa semanalmente das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Cacilda Sampaio. Ela também foi atendida na Feira de Serviços. “Gostei muito das palestras, mas gostei mais ainda de poder cuidar da minha saúde e das orientações da enfermeira. A saúde sempre em primeiro lugar”, disse a usuária do Cras.

Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher, Daniela Lamenha, a Feira de Serviços foi pensada para homenagear as mulheres no seu mês. “A feira ofertou serviços nas áreas de Assistência Social, Saúde, Justiça e Autonomia para usuárias dos Cras e mulheres da comunidade. Nesta terça-feira(27), o evento acontecerá no Cras Selma Bandeira no Benedito Bentes’, explicou Daniela.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário