A família de um menino de 5 anos está inconsolável depois que ele morreu engasgado com um pirulito, na última quinta-feira, em Jaboatão dos Guararapes, a 20 quilômetros de Recife.
De acordo com parentes da criança, identificada como Matheus, o menino estava com três crianças no momento em que puxou o doce do palito e bateu com a cabeça na parede, “fazendo com que o pirulito entrasse na garganta”, diz uma publicação no Facebook.
“Pirulito maldito, levou meu querido e amado Matheus”, afirmou a tia dele, Amanda Sampaio, que também publicou um vídeo no Facebook aos prantos, enquanto alerta internautas sobre os perigos que o doce pode causar.
“Ai, gente, não deixa criança chupar pirulito, pelo amor de Deus. Eu tinha o maior medo do meu neném com pirulito. Eu mostrava a ele que dava cáries. Ele pedia para comprar doce e eu pedia: ‘Não deixa não’. Um pirulito levou a vida do meu neném. Meu deus, inacreditável, a gente nunca pensa que é com a gente e, de repente, uma notícia dessas”, diz na publicação, que já foi vista mais de 560 mil vezes.
Houve tentativa de socorro, segundo a família, porém a criança não resistiu. Seu corpo foi enterrado na sexta-feira.
“O pequeno Matheus agora é um anjinho, está ao lado do Senhor. Tão novinho, infelizmente, você partiu para um lugar bem melhor que aqui na Terra, deixando pai, mãe, vó, vô, irmã, tia, tios, aliás, a família toda. Está uma tristeza muito grande saber a sua partida”, afirmou outra parente na rede social.
A direção do Hospital Jaboatão Prazeres informou, em nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que realizou o atendimento do paciente por engasgo. “Apesar da assistência, a criança veio a óbito”, diz o comunicado.
Evento de Páscoa é cancelado após a morte
O evento Páscoa Solidária que aconteceria nesta segunda-feira na comunidade do Vietnã, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, foi cancelado, anunciou o pastor Jefferson Fernandes, responsável pelo apoio cultural da ação. Ele afirmou que a comunidade está se luto, em uma publicação no Facebook feita na sexta-feira.
Jefferson relata que viu o momento em que a tia de Matheus gritava pedindo ajuda, logo após o menino ter engolido o doce, enquanto vizinhos o carregavam e tentavam socorrê-lo. O pastor contou ainda que as pessoas realizaram a manobra de Heimlich para permitir a desobstrução de vias aéreas. No entanto, a criança já tinha desmaiado.
“Tentamos por alguns minutos até a chegada de táxi. Até o presente momento não tivemos resposta da desobstrução… continuamos tentando até a chegada no hospital onde juntamente com os técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos tentamos realizar a desobstrução, mas não tivemos êxito, foi quando o garoto entrou em parada cardiorrespiratória”, registrou Jefferson.
Ainda de acordo com o relato do pastor na rede social, a equipe médica tentou reanimar o menino, mas ele não resistiu.
“Ficou decidido que por respeito aos familiares e amigos, cancelaremos a festa da Páscoa Solidária de 2018 do Vietnã”.