Matéria atualizada às 17h30
Os trabalhadores rurais sem terra bloquearam na manhã desta sexta-feira, 6, rodovias federais em Alagoas, em defesa de Luiz Inácio Lula da Silva. O bloqueio ocorre nas BR-104 e BR-316, nas cidades de Teotônio Vilela e Atalaia.
Os trechos estão sendo bloqueados por trabalhadores ligados aos movimentos Via do Trabalho (MVT) e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Eles interditam os dois sentidos da via com auxílio de madeiras e fogo, impedindo o fluxo de veículos no local.
De acordo com Marcos Antônio, o Marrom, da coordenação nacional do MVT, o bloqueio é uma resposta para as ‘arbitrariedades’ contra o ex-presidente Lula, que teve a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira, 5. Na decisão, o magistrado determina que Lula se entregue a qualquer sede da Polícia Federal.
“Estamos de prontidão, na defesa da democracia. A prisão de Lula é uma afronta, pois temos outros nomes com provas cabais, mas que estão livres e nem serão presos. O que há contra Lula só é disse me disse, achismo e assim questionamos quais são as provas que há contra ele?”, questionou o dirigente.
Ainda segundo ele, o bloqueio da rodovia em Teotônio é apenas o primeiro de uma série de outros que ocorrerão durante o dia. “Estamos nos organizando para bloquear outros trechos da BR-101. Bloquearemos também trechos da BR-104, ou seja, fecharemos as entradas e saídas de Alagoas para defender a democracia”, destacou.
No início da tarde, outros protestos aconteceram também nos municípios de Atalaia, na BR-316 e em União dos Palmares, na BR-104.
No final da tarde de hoje, a assessoria da PRF-AL informou que todas as vias em Alagoas já foram liberadas.