Um comentário feito pela cantora Anitta no programa “Anitta Entrou no Grupo”, no Multishow, revoltou internautas de todo o Brasil. A apresentadora disse que só convidava para a atração “gente que ela ama” e não “gente hanseníase”. A declaração ofendeu portadores da doença e organizações de apoio a pessoas atingidas Pela Hanseníase que estão pedindo retratação por parte da artista.
Aqui em Maceió o assunto foi abordado pela vereadora Tereza Nelma. A edil repudiou a declaração da pop estar, que classificou como “infeliz” e apresentou nesta quinta-feira, 12, uma Moção de Repúdio na Câmara Municipal de Maceió. Em nota enviada pela assessoria de comunicação, a vereadora disse que “condena o preconceito advindo de qualquer forma e de qualquer pessoa, mas afirma que quando é proferido por alguém público e formador de opiniões, as consequências são ainda piores”.
Nelma lembrou que há um abaixo-assinado sendo compartilhado na internet, que foi encabeçado pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), solicitando a retratação da cantora. Para a vereadora, esse tipo de atitude só faz disseminar o preconceito. “Anitta possui milhões de fãs no Brasil e no Mundo. Que exemplo ela está dando para essas pessoas, proferindo esse tipo de opinião? Isso só ajuda a disseminar o preconceito e a discriminação, porque as pessoas não se interessam em buscar informações verídicas sobre a doença. Fiz essa moção de repúdio porque a Câmara Municipal de Maceió, que existe para defender o povo, não pode ser conivente com tal opinião. As pessoas com hanseníase merecem respeito e uma retratação pública.”, disse Tereza.