A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) enviou uma nota de esclarecimento à imprensa, na tarde desta quinta-feira, 26, sobre um possível golpe aplicado aos usuários do programa Bolsa Família, em Alagoas. Segundo a secretaria, há informações de que usuários estão recebendo, via celular, avisos referentes ao pagamentos do Programa Bolsa Família, que são feitos exclusivamente via extrato bancário do beneficiário.
Ainda segundo a secretaria, há suspeitas de que supostos hackers estão usando aplicativo de mensagem para aplicar os golpes. Pessoas que já foram beneficiárias do programa e outras que ainda possuem o cartão do benefício são induzidas a abrirem a mensagem de texto para obter informações sobre como sacar o valor de R$ 954,00. Ao seguir as instruções, as vítimas são direcionadas a uma página de cadastro, que necessita do download de aplicativos que podem danificar o aparelho celular e instalar vírus, que podem deixá-lo vulnerável a outras ameaças.
Ignorar Mensagem
Para evitar que o beneficiário caia em algum tipo de golpe, a secretaria orienta que a melhor coisa a se fazer é ignorar a mensagem. “Orientamos que o beneficiário ignore mensagem deste tipo via celular. Todo comunicado feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), órgão responsável pelo programa, se dá pelos meios oficiais já conhecidos pelas famílias cadastradas”, ressalta o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira.