O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Carlos Malta Marques, alertou durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (4) para o prazo de obtenção do registro eleitoral, com intuito de que o cidadão possa adquirir o título de eleitor e, junto a ele, garantir o direito de exercer a democracia no pleito que acontecerá em outubro, quando serão votados o Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.
O cidadão pode procurar qualquer um dos três postos eleitorais disponíveis para fazer sua inscrição até o dia 9 de maio, prazo que, de acordo com o presidente, não pode ser prorrogado pelo TRE, pois a decisão cabe apenas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os postos são o Cartório Eleitoral, que fica no bairro do farol, e os shoppings instalados no bairro de Mangabeiras e Cruz das Almas.
Até o momento, 19 mil novos eleitores já foram registrados pelo TRE desde as eleições de 2016, mas a expectativa é que esse número chegue a 50 mil até o próximo dia 9. O presidente do TRE pediu para que o cidadão não deixe para obter o título nos últimos instantes, pois a conduta pode gerar sobrecarga para os postos. “Se o cidadão escolher ir apenas nos últimos dias acontece aquilo que acabou ocorrendo nas últimas eleições, que gera uma sobrecarga e muita gente acaba não conseguindo concluir a inscrição. Nosso apelo é que procurem qualquer um dos pontos o quanto antes para evitar inconvenientes de última hora”, disse.
O presidente falou ainda sobre os problemas que o cidadão pode enfrentar, caso não obtenha o título de eleitor a tempo. “Além da multa de R$ 3,50, o cidadão perde direitos como, por exemplo, o de assumir um emprego em um órgão público, ou viajar pro exterior, que são coisas que precisam do titulo. Vale lembrar também que sem o titulo eleitor, não podemos utilizar nossa arma mais forte na democracia, que é o voto”, finalizou.