O relatório de balneabilidade das praias alagoanas, divulgado nesta sexta-feira, 04, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta que apenas três áreas da Praia de Maragogi, um dos balneários mais visitados por turistas e alagoanos, estão próprios para banho.
O IMA realizou a coleta das amostras da água na quarta-feira, 02, em 10 pontos, compreendidos entre a Foz do Rio Salgado e a Foz do Rio Persinunga, quando houve a ocorrência de chuvas. Após a análise das amostras, os técnicos do órgão ambiental constataram que sete trechos da Praia de Maragogi estão impróprios e apenas três estão liberados aos banhistas.
De acordo com o boletim de balneabilidade, turistas e alagoanos que visitarem Maragogi devem evitar os trechos em frente a Foz do Rio Salgado; a Foz do Rio Maragogi; na Avenida Beira Mar, cerca de 500 metros do início da orla; em frente à Praça Multieventos; em frente ao restaurante, na Praia de Burgalhau; na Praia de Antunes, área de frequência de banhistas e Praia de Maragogi, em frente à Foz do Rio Persinunga.
O IMA ainda avaliou as amostras da água das praias e rios de Maceió e litoral sul de Alagoas. O resultado aponta que dois trechos do litoral sul e seis das praias de Maceió estão inadequados para banho.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) pede que os banhistas fiquem atentos as áreas não balneáveis em toda costa de Alagoas e evitem se banhar em locais classificados como impróprios. O órgão ambiental recomenda ainda que os banhistas evitem o banho de mar e rio quando houver registro de chuvas e solicita que esperem um período mínimo de 48 a 72 horas para um mergulho.
Confira os trechos impróprios e próprios para banho em Alagoas: