“véu” de teias que transformou o gramado do jardim da praça Frei Baraúna, no Centro, é formado por fios de seda de uma espécie de ácaro, chamado de ácaro vermelho (Tetranychus lintearius), segundo análise da Prefeitura de Sorocaba (SP).
A informação foi divulgada pela prefeitura nesta sexta-feira (4), após análise de biólogos da Secretaria do Meio Ambiente. O fenômeno chamou a atenção de moradores e comerciantes que passavam pelo local.
O jardim estava branco como se fosse coberto por um “véu” de teias e as primeiras suspeitas era de que seria provocado pela invasão de aranhas no local.
Para o secretário Jessé Loures, a identificação do ácaro vai ajudar no controle do fenômeno. “A espécie suga a seiva da grama e, consequentemente, ela pode acabar morrendo. Felizmente as raízes estão sadias e conseguiremos recuperá-las.”
O controle continuará sendo feito na próxima semana com a aplicação de técnicas agrícolas e, se necessário, o serviço de roçagem da planta afetada.
Além da Praça Frei Baraúna, a equipe identificou a presença do ácaro vermelho e os fios de seda no gramado do Jardim Botânico “Irmãos Villas Bôas”. O controle da espécie também será feito no local.