Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, que ocorre no dia 31 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) irá promover uma série de ações para conscientizar os alagoanos sobre os riscos do tabagismo. A primeira ação vai ocorrer nesta quinta-feira (10), às 9h, no auditório do Hospital Escola Portugal Ramalho, no bairro Farol, em Maceió.
Este ano a campanha de luta contra o tabagismo irá abordar o tema “Tabaco e doenças do coração”, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde (MS), o uso frequente do cigarro contribui para o surgimento de doenças coronarianas e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que são as principais causa de m orte no mundo. Por esta razão, desde 1987, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a tratar o tabagismo como uma pandemia.
Segundo a OMS, as doenças cardiovasculares representam uma das principais causa de morte no mundo, com estimativa de 17,5 milhões de vidas anuais. Entre os fatores de risco, estão a hipertensão, dislipidemias, diabetes, consumo inadequado de frutas e hortaliças, sobrepeso, obesidade, sedentarismo e o tabagismo.
“Este ano, o Dia Mundial sem Tabaco coincide com uma série de iniciativas e oportunidades globais destinadas a enfrentar a epidemia do tabaco e seu impacto na Saúde Pública. Isso porque, particularmente, o tabagismo causou a morte de sete milhões de pessoas em todo mundo, das quais, cerca de 900 mil não fumantes morrem na condição de fumante passivo”, salientou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Vetrúcia Teixeira.
Programação
Ela salientou que, ao longo deste mês, a Sesau irá reunir e subsidiar os municípios para o desenvolvimento de ações alusivas ao tema. No Hospital Escola Portugal Ramalho, será apresentada a experiência do controle do tabagismo na unidade, além de uma palestra sobre o tabaco e as doenças do coração. As apresentações serão ministradas pelo psicólogo Edilson Moura e pelo cardiologista Aliomar Lins.
No dia 29 será realizada uma vista setorial à sede da Sesau, para tratar com os servidores da sede sobre os males do tabagismo. As ações serão concluídas no Hospital do Sanatório, no dia 30 de maio, com a realização da palestra sobre tabaco e doenças do coração, também proferida pelo médico Aliomar Lins e com a implantação do Comitê Hospital sem Tabaco.