A Gestão da Universidade Federal de Alagoas convida toda a comunidade universitária para participar da 3ª Audiência Pública que acontecerá no próximo dia 21 de maio, às 9h, no auditório da Reitoria. Na ocasião, serão apresentadas ações de 2017, e as que estão sendo priorizadas em 2018/ 2019.
O objetivo é consolidar este espaço na rotina da comunidade universitária já que uma das diretrizes da gestão é promover canais e instrumentos de democracia participativa onde haja participação direta, além dos representativos já existentes institucionalmente.
A reitora da Ufal, Valéria Correia, ressalta que a audiência possibilita ampliar a aproximação entre a gestão central e os membros da comunidade universitária. “A Gestão tem, desde 2016, buscado garantir vários mecanismos e instrumentos de melhor transparência das ações empreendidas. A audiência é uma ação inovadora na universidade, e vem acontecendo anualmente. É mais um dos espaços, além dos outros que já existem, de promover esta participação e diálogo com a comunidade universitária”, explicou.
A reitora destaca ainda a importância da participação. “Estes espaços precisam ser ocupados pelos estudantes, técnicos e docentes , promovendo o diálogo direto, de escuta e de transparência, com a apresentação do orçamento, especialmente em tempos de cortes como nas rubricas de capital que destinam-se à infraestrutura da universidade, obras, mobiliários e equipamentos. São oportunidades que devem ser valorizadas, pois permitem que a comunidade exercite, inclusive, um maior controle social das ações que a gestão vem realizando, e possibilita que a gestão, por sua vez, possa aprofundar, rever, implementar ações a partir da escuta”, reflete a reitora.
A audiência será dividida em duas partes: inicialmente a administração central apresentará as ações realizadas e o orçamento disposto à Universidade, e no segundo momento, os participantes poderão expressar suas dúvidas, demandas e sugestões. As demandas serão registradas e posteriormente avaliadas pela Gestão, que apontará o que é viável ou não de ser realizado, levando em consideração o contexto financeiro imposto, que acaba impactando na melhoria da infraestrutura da Ufal. Antes do início da audiência será servido um café da manhã, às 9 h