Nesta quarta-feira (23), Ana Maria Braga foi atacada na web e acusada de apropriação cultural. Isso porque a apresentadora apareceu no “Mais Você”, da Globo, com uma peruca black power – um penteado da cultura negra – enquanto falava a respeito de estilos de cabelo afro.
“Gosto mesmo, acho bonito. Não entendo como algumas moças, rapazes têm a possibilidade de ter um cabelo desses e, de repente, mudam, alisam, porque é um negócio tão maravilhoso”, disse durante o programa.
E continuou ao falar da importância de representatividade que o penteado carrega: “Primeiro porque representa muito, não é apenas uma moda. Representa a diversidade, a força, a identidade, a luta contra a desigualdade, o fim de um padrão sem sentido”.
No entanto, o uso do acessório ofendeu alguns internautas. “Não é legal um branco colocar uma peruca black”, disse uma usuária no Twitter. “Para que está feio”, avisou outra. Já uma terceira indagou: “Ninguém da produção avisou? Não é possível”.
Ainda no programa, vale ressaltar, a jornalista chegou a reconhecer o ‘erro’. “Me desculpem os negros, estou com um cabelo que não é meu, obviamente, mas acho lindo, lindo”, afirmou.