O seguro desemprego é um benefício pago pelo governo por meio da Caixa Econômica Federal para trabalhadores que foram demitidos e não arranjaram um novo emprego e nem possuem condições financeiras de subsistência.
Esse valor funciona como um auxílio que é fornecido para que o cidadão procure um novo serviço e enquanto isso tenha uma renda capaz de suprir as suas necessidades básicas.
Ao ser demitido o trabalhador tem duas opções, procurar diretamente os Postos de Atendimento de Empregos (SINE) ou realizar o seu agendamento de forma online e comparecer na hora marcada, evitando longas filas.
Infelizmente, com a falta de investimento por parte do Ministério do Trabalho e Emprego, comparecer pessoalmente envolve estar presente antes das portas se abrirem e na grande maioria das vezes passar um dia inteiro em filas.
A solução seria o agendamento online, que no conforto da sua casa o trabalhador poderia marcar um horário e tirar facilmente o seu pedido do abono salarial. Entretanto, o que deveria facilitar a vida do Brasileiro, acaba por criar ainda mais complicações, visto que se trata de um sistema defasado e constantemente apresenta dificuldades técnicas.
Pensando nisso, criamos um guia sobre o Seguro Desemprego e como realizar sua consulta de forma online.
COMO AGENDAR:
- O Trabalhador deve entrar no site do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, responsável pelo agendamento online, clicando aqui.
- Deve-se selecionar o Estado, o Município e o tipo de atendimento que se deseja e o código de segurança. (Além do abono, há outras opções como tirar sua Carteira de Trabalho e Previdência Social.)
- Em seguida deve-se clicar na imagem do calendário que se encontra do lado direito da página e selecionar um horário.
- Agora basta comparecer no dia marcado, com seus documentos e o número do agendamento gerado no site.
Se o trabalhador não encontrar horário disponível no momento, é necessário tentar realizar o procedimento em um outro horário. De preferência cedo da manhã, visto que todos os dias serão liberados novas senhas.
Caso o cidadão não encontre sua cidade na lista de agendamento, significa que infelizmente este município ainda não está disponível para este procedimento, devendo-se comparecer pessoalmente sem agendamento prévio.
Caso encontre qualquer outro problema, você pode visitar este guia sobre abono salário.
QUANTAS PARCELAS DO SEGURO DESEMPREGO EU TENHO DIREITO?
O benefício do seguro desemprego é pago mediante parcelas que variam entre 3 a 5 e elas muda com base no tempo laborado pelo cidadão no antigo serviço no qual foi demitido sem justa causa.
Para aqueles que laboraram no mínimo 18 meses e estão fazendo a primeira solicitação, será devido 4 parcelas. Já para os que trabalharam no mínimo 24 meses, o pagamento será realizado por 5 parcelas.
Para a segunda solicitação, o trabalhador poderá receber 4 parcelas, se trabalhou no mínimo 9 meses ou 5 parcelas se trabalhou no mínimo 12 meses.
Já na terceira solicitação do trabalhador, ele receberá:
- 3 parcelas caso o período de labor seja de no mínimo 6 meses;
- 4 parcelas, se forem comprovados no mínimo 12 meses;
- 5 parcelas se forem comprovados no mínimo 24 meses de serviço.
COMO SACAR O BENEFÍCIO
Depois de realizar todo o processo para conseguir o seguro desemprego, é hora de saber como sacar esse valor.
Para ter acesso as parcelas do benefício, você poderá ir na Caixa Econômica Federal ou em alguma das casas lotéricas conveniada a ela.
Chegando lá, no atendimento pessoal apresente um documento de identificação com foto e o seu cartão cidadão.
Para sacar o benefício pelo auto-atendimento apenas é preciso estar portando o cartão cidadão.
Se ainda não possui o seu, é importante requerer logo, pois eles em média apresentam um prazo de 30 dias para chegar.
Lembrando que depois de concluir o processo para solicitar o benefício, a instituição financeira tem até 90 dias para disponibilizar os valores que lhe são devidos.