Festival Varilux traz o melhor da tela francesa a Maceió

DivulgaçãoFestival de cinema

Festival de cinema

O Festival Varilux de Cinema Francês está de volta! Esta edição, que irá de 7 a 20 de junho, levará ao público de todo o Brasil uma seleção com 20 filmes da cinematografia recente francesa. Entre os destaques, está o badalado filme O Amante Duplo, último longa de François Ozon. Esse suspense erótico traz Marine Vacth e Jérémie Rénier nos papéis principais, casal que serviu de inspiração para o cartaz oficial do Festival Varilux 2018.

Em Maceió a pré-estreia ocorreu no Centro Cultural Arte Pajuçara, no último dia 4, com a exibição do longa O Orgulho, do diretor Yvan Attal. Contou com a presença da Aliança Francesa de Maceió, que busca sempre desempenhar um papel relevante na cultura alagoana. O Cinesystem, no Parque Shopping Maceió, e o Centro Cultural Arte Pajuçara são os cinemas que participarão do festival na capital alagoana.
O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Entre as produções, destacam-se três filmes da nova geração francesa de cineastas, designada várias vezes pela crítica como “nouvelle garde”: “Custódia” (Jusqu’à la garde), de Xavier Legrand, que acompanha a disputa entre um casal pela guarda do filho. O longa foi vencedor do Prêmio de Melhor Direção e Melhor Primeiro Filme no Festival de Veneza. “A Excêntrica Família de Gaspard” (Gaspard va au mariage), de Antony Cordier, comédia maluca e melancólica sobre o adeus à infância, desejo e tempo. “Diane” (Diane a les épaules), de Fabien Gorgeart, em que uma mulher concorda em gerar o filho de um casal de amigos homossexuais, abordando, com humor e ternura, a temática dos novos modelos familiares.
Também obras de jovens cineastas, dois filmes de gênero pouco comuns na França têm como cenário uma Paris pós-cataclismo. Ao mesmo tempo uma sátira social e um filme de zumbis, o longa de Dominique Rocher, “A Noite Devorou o Mundo” (La nuit a dévoré le monde), mostra a cidade invadida pelas criaturas, com um único ser humano tentando sobreviver. Na mesma veia, “O Último Suspiro” (Dans la brume), do quebequense Daniel Roby, mostra uma família tentando se salvar após uma contaminação química, com Romain Duris no papel principal.
Mais informações com Adller Costa, Coordenador Cultural da Aliança Francesa de Maceió pelo telefone (82) 9-9930-6558 e no site  http://variluxcinefrances.com/2018.
Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário