O Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba” estará aberto para visitação pública nos próximos sábado (9) e domingo (10), das 14h às 17h, no Porto de Maceió, em Alagoas. O evento integra a programação alusiva ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha celebrada no dia 11 de junho.
O NPa “Guaíba” é um meio naval subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Organização Militar sediada na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Sua principal tarefa é patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras por meio de atividades de Inspeção Naval, além de ações de superfície e antiaéreas.
O Navio-Patrulha é o terceiro a ostentar o nome “Guaíba”. O primeiro foi uma canhoneira que, durante a Guerra dos Farrapos, protegia as embarcações que navegavam nas lagoas do Rio Grande do Sul, tendo sido comandada em 1838 pelo Capitão-Tenente Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil. O segundo navio a receber o nome foi um Caça Submarino que realizou escoltas de comboios e patrulhas durante a Segunda Guerra Mundial
Pertencente a uma classe de 12 navios, o Navio-Patrulha “Guaíba” teve seu projeto concebido com o propósito de dotar a Marinha de meios para a patrulha costeira nas águas jurisdicionais brasileiras, em substituição às Corvetas classe “Imperial Marinheiro” e aos Navios-Patrulha Costeiros da classe “Piratini”.
O “Dragão”, como é conhecido o “Guaíba”, teve sua construção iniciada em outubro de 1993 no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, sendo lançado ao mar em 10 de dezembro do mesmo ano e incorporado em 12 de setembro de 1994.
Características do Navio-Patrulha “Guaíba”
Comprimento: 46,5 metros
Boca: 7,5 metros
Calado: 2,30 metros
Deslocamento: 250 toneladas
Velocidade de Cruzeiro: 12 nós
Velocidade máxima: 25 nós
Raio de ação: 2.200 milhas náuticas
Armamento fixo: Canhão Bofors 40 mm e 2 metralhadoras Gamb-01 20 mm
Serviço
Evento: Visitação Pública
Local: Navio-Patrulha “Guaíba”
Data: 9 e 10 de junho
Horários: 14h às 17h
Endereço: Porto de Maceió
Entrada: Gratuita
Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.