Muitas pessoas já encontraram notas de dinheiro perdidas pela cidade. Algumas acham pequenos valores na calçada e decidem pegar para si, enquanto outras se deparam com milhares de reais e tentam localizar o dono. Mas, e se você encontrasse R$ 160 mil no confessionário de uma igreja, o que faria? Porque esta situação acabou de acontecer com um padre em Roma.
De acordo com informações do The Guardian , a polícia foi chamada nesta quarta-feira (6) para atender uma ocorrência na igreja de Santa Maria delle Grazie alle Fornaci, perto do Vaticano. Informados de que poderia haver uma bomba no local, eles correram até a igreja preparados para lidar com uma explosão. Mas, felizmente, encontraram muito dinheiro em notas de cinquenta euros.
Tudo começou quando o padre Giovanni Martire Savina encontrou uma caixa escondida sob a cadeira do confessionário. Ele chamou seus colegas e todos concluíram que era melhor acionar as autoridades, ficando muito surpresos quando o verdadeiro conteúdo da caixa foi revelado.
Os policiais suspeitam que a quantia foi deixada por algum fiel muito generoso ou por alguém que, arrependido por ter adquirido o valor de maneira ilegal, imaginou que uma doação para a igreja poderia resolver o suposto problema. “No momento, não estamos excluindo nenhuma possibilidade”, disse Salvatore Friano, oficial responsável pelas investigações do caso.
“Estamos verificando a origem das notas e as câmeras de segurança para tentar estabelecer se os valores vieram de um benfeitor que queria doar para a igreja ou de alguém que queria se livrar disso”, Friano declarou à imprensa local.
Doação de muito dinheiro é comum nas igrejas de Roma?
O padre Savina disse ao jornal Il Messaggero que receber quantias de euros é algo que costuma acontecer na igreja, mas esta foi a primeira vez que um grande valor apareceu nas instalações de Roma . “Algumas pessoas deixam quantias substanciais, de até mil euros, mas nunca desse jeito”.
Hoje em dia, o número de doações e de pessoas que procuram o confessionário diminuiu muito, como consequência da queda da popularidade da religião na Itália.
Contudo, independente da vontade de deixar uma grande quantia em dinheiro para a paróquia, o local passou a atrair muitos católicos, sendo que um deles ressaltou que “é muito importante se confessar”.