Com 19 anos e 183 dias, Kylian Mbappé sequer era nascido quando a França comemorou seu título na Copa do Mundo em 1998. Nesta quinta-feira, porém, ele escreveu um novo capítulo na história dos Bleus.
Foi dele o gol da vitória francesa sobre o Peru, por 1 a 0, que garantiu a vaga para as oitavas de final para a seleção europeia e também eliminou os sul-americanos do Mundial da Rússia. A França lidera o grupo C com seis pontos, e já não pode ser alcançada pela Austrália, que tem apenas um, enquanto o Peru não alcança mais a Dinamarca, segunda colocada com quatro.
Para se ter uma dimensão do feito de Mbappé, apenas dois jogadores com menos de 20 anos anotaram gols que decidiram vitórias em Copas: o belga Origi, em 2014, contra a Rússia, e Pelé, na Copa de 1958.
O Peru começou tentando imprimir o ritmo do jogo, mas as melhores chances da primeira etapa foram dos europeus.
Aos 11, Pogba assustou com um chute de fora da área e dois minutos depois foi a vez de Varane levar perigo ao gol defendido por Gallese, que só observou a bola passando próxima à trave.
Os peruanos ficaram perto de abrir o placar aos 30, quando Guerrero recebeu de Cueva dentro da área, limpou a marcação de Umtiti e bateu de esquerda, mas Lloris apareceu para defender com as pernas.
Dois minutos mais tarde, mais França, agora com Mbappé tentando um golaço com o calcanhar após a bola ser levantada por Pogba, mas Gallese apareceu bem para fazer a defesa. Só que foi só um adiamento do gol.
Aos 33, Pogba desarmou Guerrero e deu para Giroud, dentro da área, bater de perna esquerda. A bola desviou em Rodríguez e encobriu o goleiro e, antes de entrar, encontrou o pé de Mbappé, que mandou para a rede e tornou-se o mais jovem francês a marcar por sua seleção em uma Copa do Mundo.
O resultado eliminava o Peru da Copa do Mundo logo no segundo jogo, mas a igualdade quase veio logo aos quatro do segundo tempo, com um belíssimo chute de Aquino, da intermediária, que bateu na trave de Lloris e saiu pela linha de fundo.
A França, como tem sido comum com os times que saem em vantagem nesta Copa do Mundo, recuou um pouco e passou a administrar o resultado.
O Peru tentou com o chute de fora da área de Advíncula, aos 22, e com Farfán se esticando para acertar a rede pelo lado de fora após cruzamento de Carillo, aos 28.
Mas a bola não entrou e o retorno dos peruanos ao Mundial, 36 anos depois, deixa seu torcedor frustrado.
Na próxima terça-feira, a França encerra sua participação na primeira fase enfrentando a Dinamarca, em jogo que também pode valer a primeira posição do grupo. Já o Peru se despede contra a Austrália, que ainda sonha com a vaga. Ambos os jogos acontecem às 11 horas (de Brasília).