Foi um sofrimento até o apito final. Portugal viu Cristiano Ronaldo perder um pênalti e quase ser expulso, mas conseguiu a classificação para a segunda fase da Copa do Mundo. Os lusitanos empataram com o Irã por 1 a 1 no Estádio de Saransk, nesta segunda-feira (25/06).
O resultado fez a equipe treinada por Fernando Santos terminar na segunda posição do Grupo B, com 5 pontos. O adversário dos portugueses nas oitavas de final do Mundial será o Uruguai, que liderou a chave A.
A Espanha ficou na liderança, com 5. O adversário dos comandados por Fernando Hierro jogarão contra a Rússia, que ficou na segunda posição do Grupo A.
Irã ficou na terceira colocação, com 3, enquanto o Marrocos foi o lanterna com 1.
O duelo foi especial para Carlos Queiroz, técnico do Irã, que foi comandante da seleção portuguesa entre 2008 e 2010. Natural de Moçambique, o treinador viveu a maior parte de sua e carreira em Portugal.
Determinados a conseguirem a liderança do grupo, os portugueses quase marcaram o primeiro gol logo aos oito minutos do primeiro tempo. William Carvalho levantou a bola na área e o goleiro Beiranvand dividiu com próprio companheiro. na sobra, João Mário chutou por cima do gol.
De tanto insistir, Portugal abriu o placar com um golaço de Ricardo Quaresma. O meia entrou na diagonal da direita para o meio, tabelou com Adrien Silva e chutou de trivela no ângulo do arqueiro. Ele é o jogador mais velho a marcar em Copas do Mundo por Portugal: 34 anos e 272 dias.
Os lusitanos tiveram a chance de marcarem o segundo gol logo aos 4 minutos. Cristiano Ronaldo conduziu a bola na beirada da área e caiu, após disputa com Ezatolahi. Juiz mandou o lance seguir, mas foi consultar o VAR à beira do gramado. Ele confirmou o pênalti, para o desespero dos iranianos.
Na cobrança, porém, Cristiano Ronaldo bateu no canto esquerdo do goleiro, que fez uma ótima defesa.
CR7, aliás, quase ficou de fora das oitavas de final. Ele acertou uma pancada com o braço em Pouraliganji. O juiz consultou o VAR, mas acabou dando só um cartão amarelo.
O empate veio no fim do segundo tempo. Aos 47, Azmoun cabeceou a bola na mão de Cédric dentro da área portuguesa. Juiz consultou o VAR e assinalou a penalidade. Ansarifard cobrou o pênalti no ângulo esquerdo de Rui Patrício, que não defendeu.
O Irã teve a bola do jogo aos 48 minutos. Tarami aproveitou a bola livre dentro da área, mas mandou na rede pelo lado de fora.