O acusado de liderar uma quadrilha que atua em Alagoas e outros cinco estados foi um dos 32 presos pela Polícia Federal nesta terça-feira (17) durante a Operação Transbordo, que visa desarticular uma organização criminosa acusada de praticar furto e receptação de cargas e caminhões em estados do Nordeste e Sudeste do Brasil.
Foi constatado que Antônio Carlos Martins, que está sob custódia da PF de São Paulo, é ex-piloto de Fórmula Truck, categoria do automobilismo brasileiro que conta com caminhões adaptados e preparados para disputar corridas.
A operação
Nomeada de Transbordo, a operação combate o furto e receptação de cargas em Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Pernambuco. Ao todo 173 mandados de prisão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal de Maceió e 32 pessoas foram presas.
Em Alagoas, foram expedidos 18 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão. Até o momento, cinco pessoas foram presas no estado, entre elas, caminhoneiros e donos de mercadinhos que recebiam mercadorias furtadas e revendidas a baixo custo. Para não prejudicar as investigações, a identidade dos presos não foi divulgada pela polícia.
Segundo a Polícia Federal, motoristas de caminhão colaboravam com a organização criminosa e simulavam ser sequestrados por assaltantes enquanto outros integrantes desativavam os dispositivos de segurança e realizavam o furto da carga. Após a ação, o motorista se deslocava até um órgão policial para relatar o falso sequestro. De acordo com o superintendente da Polícia Federal em Alagoas, Rolando Alexandre Souza, a ação acontecia sempre na fronteira dos estados na intenção de dificultar a ação das polícias.