O núcleo de combate a crimes cibernéticos da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) investiga uma quadrilha especializada em sedução virtual que está fazendo vítimas em Alagoas. Por meio de perfis falsos nas mais diversas mídias sociais, criminosos utilizam imagens de mulheres bonitas para atrair suas vítimas: homens casados com aproximadamente 30 anos.
O golpe começa com um simples bate-papo e evolui até o sexo virtual. Os homens se despem e não percebem que a imagem que estão acompanhando na tela do computador é, na verdade, um vídeo. A maioria dos homens só percebe se tornou vítima do golpe, quando é informado que a ação foi gravada e que poderá ser divulgada, caso não deposite determinada quantia em uma conta bancária.
Em entrevista a TV Ponta Verde, o policial civil Alcimar Álvaro, explicou que esta quadrilha verifica o perfil da vítima: observa se é casado, o ambiente de trabalho e detalhes sobre familiares. Com base nas informações, ameaça divulgar o vídeo e acusá-la de pedofilia e também ameaça destruir seu casamento. Com medo, a vítima acaba depositando dinheiro e alimentando essa extorsão que nunca tem fim.
Ainda segundo o policial, esse tipo de crime está sendo chamado de “sextorsão” e já fez vários casos em Alagoas, incluindo políticos: vereadores e prefeitos. A Polícia pede que as vítimas desse tipo de crime procurem a sede da Deic e denunciem. Outra orientação é que não paguem os valores solicitados porque estarão alimentando esse tipo de ação criminosa.