Céu nublado prejudica a visão da ‘Lua de sangue’ na orla de Maceió

Déborah Moraes / Alagoas24Horas

Maceioenses foram até a orla de Jatiúca na esperança de acompanhar o eclipse lunar

Muitos maceioenses estiveram presentes no final da tarde desta sexta-feira, 27, na orla de Jatiúca na esperança de acompanhar o eclipse total da Lua, porém o mau tempo e o céu nublado frustraram as expectativas do publico.

De acordo com Romualdo Caldas, presidente do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) -que levou dois telescópio para o posto 7, para que o público pudesse acompanhar com mais detalhes o fenômeno- o eclipse teve início às 14h14, na Ilha Santorini, na Grécia. No Brasil a lua nasceu às 17h, mas a densa camada de nuvens impediu que os maceioenses pudessem vê-lo até o início da noite.

“Até às 18h13 o eclipse estará acontecendo de forma total, depois disso, até às 19h19, ele acontecerá de forma parcial. Depois, ele entra em forma penumbral, que de qualquer forma seria muito difícil acompanhá-lo. Se não fossem as nuvens, nós já o teríamos visto. Vamos esperar que o céu abra e a gente consiga ter esse privilégio”, explicou o médico e astrônomo amador.

O astrônomo explicou ainda que uma série de coincidências criam o eclipse. “Neste caso houve o cruzamento dos planos de órbitas da terra e da lua -sempre na fase cheia-, que normalmente não ocorre, alinhados com a posição do sol”, explicou. Por causa da tom avermelhado que o satélite natural adquire, ela fica conhecida popularmente como “Lua de sangue”.

Este é o último eclipse lunar (a Terra entre o Sol e a Lua) que poderá ser visto do Brasil em 2018. Outros dois aconteceram nos meses de janeiro e junho, mas não puderam ser observados de Alagoas. O próximo fenômeno está previsto para  acontecer em janeiro de 2019.

CEAAL

Para quem não conseguiu ver o eclipse, mas tem interesse por fenômenos astronômicos, o CEAAL promove, sempre aos sábados, a partir das 19h30, uma visitação para observações públicas na sede da entidade, na Usina Ciência, que fica na Av. Aristeu de Andrade, no bairro do Farol. A visitação é gratuita.

Quem tiver interesse de acompanhar o fenômeno pode ainda acompanhar a transmissão ao vivo do eclipse lunar da NASA TV, no Youtube, inclusive com a possibilidade de voltar o vídeo, caso tenha perdido algum detalhe.

 

Veja Mais

Deixe um comentário